quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A Formação do Destino no Mundo Mental - AVV40 - Resumo da Aula 27 - 03/08/2011

Esclarecemos que este post representa um resumo do conteúdo apresentado pelo orientador durante a aula. Nos textos escolhidos, fazemos pequenas alterações adaptando a linguagem coloquial apresentada em aula para a linguagem estruturada escrita. Os trechos entre colchetes [.....] foram introduzidos pelo editor do Blog para complementação de trechos deixados como subentendidos pelo orientador. Nosso principal objetivo é perpetuar o ensino recebido em aula, servindo como fonte de pesquisa, aos alunos, dos pontos centrais tratados pelo professor. Convidamos você e sua família a participar presencialmente (gratuitamente) deste maravilhoso curso. Informe-se na Regional da Seicho-no-Ie mais próxima!
Aula 27 – Parte I - Perguntas e Respostas
Orientações do Preletor Heitor Miyazaki - Preletor da Sede Internacional
Meu filho Marcos tem 39 anos e está com transtorno bipolar. Está em tratamento médico há cinco anos e não está melhorando. Poderia me dar uma orientação? Obrigada pela valiosa atenção.
Quando a causa da Bipolaridade é espiritual, médicos, psiquiatras e psicólogos não conseguem resolver, porque é algo que não está ao alcance deles. Quando se trata de assunto psicossomático (psique, do grego, significa mente, alma; somático: aquilo que aparece no corpo, de acordo com o que está na mente), basta a pessoa corrigir a mente. Quando é físico, o médico, muitas vezes, consegue resolver com remédios ou outros procedimentos. Mas, quando se trata de algo espiritual, nem sempre ocorre a cura. Quando se manifesta a Bipolaridade, antes de tudo, precisamos compreender que no mundo espiritual os costumes são os mesmos de quando as pessoas estavam aqui na Terra. Pessoas falecidas que estavam em desarmonia aqui na Terra, se, no mundo espiritual, ainda continuam em desarmonia, podem fazer manifestar problemas como os de bipolaridade, de convulsão... Verifique na família se no passado houve casos de desarmonia. Às vezes a pessoa não tem conhecimento, porque é um caso longínquo e não comentado na família. Em todo caso, leia a Sutra Sagrada, duas vezes por dia, todos os dias sempre no mesmo horário, para os antepassados e, antes da Sutra Sagrada, leia as Revelações Divinas da Grande Harmonia. Os espíritos, por estarem em desarmonia, não conseguem ir para um mundo mais iluminado. Quando entram em harmonia conseguem realmente ascender, indo para o lado mais iluminado. Com isso, essas influências que, inclusive, geram também problemas de aneurisma cerebral e outros problemas espirituais, desaparecem. E se souber de alguém na família que teve algum problema de desvio mental, era meio desligado, meio inquieto, fugia um pouco da normalidade pelo seu temperamento (também causa influências), leia a Sutra Sagrada, durante 49 dias, somente para essa pessoa. E na cabeceira do seu filho, quando estiver dormindo, meia hora depois que ele pegar no sono, leia a Sutra Sagrada, desde as Revelações Divinas da Grande Harmonia até o término do capítulo Homem, todos os dias.
Sou advogada, amo minha profissão. Não tive muita dificuldade em ingressar na faculdade e conseguir a carteira da OAB. Porém não consigo um emprego com registro. O que devo fazer?
Estude e pratique o livro Convite à Prosperidade vol. 1 ou, se quiser aprofundar-se mais, leia o livro A Humanidade é Isenta de Pecado. Por outro lado, não podemos nos esquecer dos nossos antepassados. Quando os antepassados estão felizes conosco, eles mexem os “dedinhos” no mundo espiritual e dá tudo certo. A prosperidade começa a acontecer, ok?
Qual seria a razão de dores intensas nos joelhos?
Leia o livro Conquiste a Felicidade com Amor. Tome cuidado para não criticar e não ficar pegando “no pé” dos outros. Quem é muito correto e perfeccionista acaba sendo muito crítico. Não podemos ter apegos a ser corretos demais, justiceiros. Ser correto dentro da honestidade, sim. Mas não “correto” no sentido de querer corrigir o outro, julgando... Esse tipo de atitude, é que dá dores nos joelhos, artrose e artrite. Nós, muitas vezes, mesmo que inconscientemente, ficamos criticando as pessoas e, nesse momento, perdemos a compreensão. Não podemos perder a compreensão. Devemos sempre manter a docilidade, o amor. Devemos entender e perdoar. Quando não julgamos as pessoas, não temos problemas. Não estando internamente bem conosco mesmos, acabamos até culpando o próximo pelo fato de não estarmos conseguindo aquilo que desejamos. É isso o que a senhora Mann falou para aquela mulher que queria ser escritora (no livro O Amor Supera o Castigo). É exatamente isso o que acontece. O dr. Liedmann fala a mesma coisa: quando a pessoa não consegue algo, prefere culpar alguém pelo seu fracasso. Por guardar raiva, fica com problemas no joelho. Na verdade, a pessoa está com raiva dela mesma, por não conseguir o que desejou. Precisamos aprender a assumir nossas responsabilidades, não ficar culpando o outro, nem ficar criticando ninguém. Faça isso, procure se policiar para não desenvolver mais o hábito de julgar, de criticar, de ficar resmungando. Com essa atitude, o joelho sara.  
Minha filha fez uma cirurgia para retirada de um tumor da mama direita. Qual o motivo dessa doença. Como posso orientá-la?
Problemas na mama simbolizam problemas com o pai. Em japonês papai é “chichi”; seios também em japonês diz-se “chichi”, escritos com ideogramas diferentes. O som é homófono, é o mesmo som. Quem guarda ressentimento do pai ou do padrasto, ou da pessoa a quem chama de pai, ou do próprio marido, que muitas vezes é chamado de pai, pode ter problemas nas mamas. Então, se sua filha não teve um casamento muito bom, ou não está bem no casamento, guardando muita mágoa do marido, precisa perdoar e agradecer, agradecer bastante. Cem vezes a Oração do Perdão, por dia, para o marido e para o próprio pai, e acabará com o problema.
Meu filho tem dezenove anos. É excelente filho, estudioso, trabalhador, mas quanto aos horários, é preciso que esteja alguém sempre “no pé” dele. Posso acordá-lo duas horas antes, mesmo assim ele sai em cima da hora. Ele até tenta, confesso, mas é complicado .
É complicado porque a família toda pensa da mesma forma. As pessoas não percebem o quanto é forte o poder da nossa mente. Se ficar pensando: “Como ele é relaxado. Ele não tem jeito mesmo”, a pessoa acaba ficando dessa forma. Vou contar um fato que aconteceu na empresa em que trabalhei. Por um período notamos que o chefe, todos os dias, brigava com o mesmo funcionário, um colega do departamento vizinho. Um dia, um funcionário que trabalhava comigo falou: “Olha lá, é sempre ele que toma bronca, às vezes não foi nem ele quem errou!”. Disse-lhe que também já havia escutado (quem não escutava aquela gritaria dele?). Então, propus: Vamos fechar os olhos e cada um vai mentalizar: “O senhor (fale o nome dele) é filho de Deus, é amável,  harmonioso,  bondoso,  compreensivo. O senhor não vai mais dar bronca nele”. Mentalizamos por um minuto, em seguida abrimos os olhos. No dia seguinte nosso colega não levou bronca. Dois dias depois também não. Até que saísse da empresa, nunca mais levou bronca. Então, vejam como as mentes influenciam. Mentalize que seu filho é pontual: “Você é pontual, você é pontual”. Peça perdão a ele: Filho me perdoe, porque eu pensava que você fosse relaxado com o horário. Mas sei que estava errada, e isto estava projetando em você. Agora tenho certeza que irá acordar na hora certa e com muita disposição. Confio e tenho certeza que fará isso”. Orando dessa forma ele vai captar esse pensamento e proceder dessa forma. Peça a todos da família para pensarem da mesma forma, e veja como dará resultado.
Desde que meu pai partiu para o mundo espiritual, nunca mais namorei. Sempre quando estou com alguém, aparece uma razão para nos separar. O que posso fazer?
Se seu pai era muito apegado a você, pode acontecer isso mesmo. Pode acontecer de ele querer que você não se case, para ficar ao lado dele. A pessoa, estando apegada, pode causar esse fato. Faça a leitura da Sutra Sagrada durante 49 dias para seu pai. Se você era o seu “xodozinho”, ele pode estar falando: “Você não! Você não! Você não!” ou, ainda, estar escolhendo muito para você, também com receio de perder a sua companhia. Faça a leitura da Sutra Sagrada durante 49 dias para ele e fale: “Papai, fique tranquilo, vai dar tudo certo, já sou maior de idade, fique tranquilo... Muito obrigado!”. Não o culpe, talvez seja por amor que ele faça isso. E veja que vai aparecer uma pessoa com quem vai dar certo.
Qual a causa de problemas no estômago?
Se for “queimação”, a causa pode ser um sentimento de insatisfação com subalternos, sobrinhos, funcionários, filhos, empregados, etc. E se a queimação for forte, pode ser alguém na família que se suicidou tomando veneno ou soda cáustica e queimou muito por dentro. Recomendo a leitura da Sutra Sagrada por 49 dias, todos os dias no mesmo horário para esta pessoa.
Tenho um amigo de 52 anos que se separou depois de 26 anos de casado, ele enfrenta atualmente problemas com o alcoolismo. Perdeu seus pais e sua irmã ainda na adolescência num acidente, no qual apenas ele sobreviveu. Foi  adotado por um tutor que o maltratava. Como posso ajudá-lo?
Como foi o único que sobreviveu do acidente, lá no fundo do subconsciente ele carrega um sentimento de culpa por ter ficado e os demais terem partido. Num primeiro momento parece que uma coisa não tem nada a ver com outra, mas tem. E, também, pode ser uma profunda tristeza misturada com ressentimento porque seus pais o deixaram sozinho. Recomendo que faça a leitura da Sutra Sagrada para seus antepassados todos os dias, e em especial (em outro horário), por 49 para seus pais e sua irmã falecidos neste acidente. Assim, se sentirá útil, estará de alguma forma contribuindo para o bem estar daquelas pessoas que partiram e se libertará do sentimento de culpa. Por continuar carregando sentimento de perda e de culpa, ele busca uma fuga para este sentimento desagradável, bebendo. Há pessoas que buscam fuga esquecendo, outros mentindo e outros, ainda, dormindo em excesso. Existem várias formas de buscar fuga. Sentindo-se útil e com sua auto-estima fortalecida, o problema cessará. Para todos os demais membros da família, eu recomendo que ouçam o CD – O Poder da Oração – onde falo sobre o vício do alcoolismo. O importante é vê-lo como filho de Deus e não como alcoólatra. Ele é Filho de Deus.
Sou divulgadora da Seicho-No-Ie há 20 anos, porém passo por sérios problemas financeiros. Sou formada, mas não tenho um salário compatível com a minha formação. Meu pai e minhas quatro irmãs sofrem do mesmo problema. Por que isso acontece?
É preciso dar mais amor aos seus antepassados. Uma planta num vaso pode ter uma vida de uns 02 ou 03 anos por possuir raiz e ser regada com freqüência. Mas quando nos esquecermos de regá-la, murchará e pode até morrer. Assim também acontecem com nossos antepassados, que são nossas raízes. Quando não oferecemos oração, amor a eles, podem acontecer problemas deste gênero, como a falta de dinheiro, harmonia, etc. No livro Conquiste a Felicidade com Amor, cito que o amor dado aos nossos antepassados pode beneficiá-los de forma incondicional através da leitura da Verdade, através da leitura da Sutra Sagrada que contém o “Néctar da Verdade”. Nela consta a Verdade numa linguagem atual de modo que todos possam compreender e absorver e, assim, se libertar do sofrimento. Leia a Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade (pela manhã) todos os dias sem falta aos seus antepassados e a Sutra Sagrada Palavras do Anjo, à noite. Outro detalhe: mude seu modo de pensar, não seja muito negativista. Procure acreditar mais, ser mais otimista. Ouça o CD – Administre Sua Vida com Mente Positiva – que foi gravado com o intuito de ajudar as pessoas a se tornarem mais otimistas. Você pode, ainda, ler os livros Convite a Prosperidade – Vol.1, e Chave da Vida Feliz, estes livros ajudam a manter a mente sempre voltada para o lado positivo.
Faço a oração para curar a insônia, mas o problema ainda persiste, não quero ficar dependente de remédios. O que posso fazer?
O Sr. Nakano contou-me que, em Belo Horizonte, uma professora universitária, fazia 12 anos que não dormia. Como não dormia, ficava a noite inteira vendo televisão. E um dia, ligou e sintonizou o Programa da Seicho-No-Ie - 15 minutos depois ela dormiu. Dormiu por 04 dias consecutivos. A família preocupada chamou um médico para avaliar a situação, no entanto estava bem, apenas dormia. Fiquei interessado em saber quem era esse Preletor da Seicho-No-Ie que falava tão mansamente que a pessoa dorme. E descobri que era eu mesmo (risos).  Não foi por causa da forma de falar que ela adormeceu. Foi a Verdade que fez com que a pessoa compreendesse aquilo que estava gerando a inquietação que tirava-lhe a paz interior. Ela compreendeu a Verdade de que é Espírito, que possui uma natureza de origem espiritual. Somos eternos e este corpo é apenas uma roupagem para o espírito que usamos aqui na Terra. No entanto, quando chegar o momento de retornar ao mundo espiritual, este corpo, que é cheio de coisas, vai para o “departamento de aposentadoria dos corpos carnais”.
Trabalho em uma loja de grande porte, porém a minha filial não consegue atingir as metas, o que fazer para que todos os funcionários se harmonizem e consigamos atingir nossos objetivos?
Está faltando harmonia na equipe. Cito com freqüência o exemplo da bandeira nacional brasileira [Ordem e Progresso]: se não há harmonia, não há ordem; se não há ordem, não há progresso. Faça o seguinte, presenteie cada um dos funcionários com uma assinatura da Revista Sagrada. Às vezes o próprio gerente não está sabendo administrar as pessoas de forma harmônica e sincronizada; pode ser que ele esteja agindo como chefe e não como líder. Quando alguém reclamava com Alexandre Magno sobre determinada pessoa, ele tapava um ouvido. A outra pessoa indignada perguntava: “por que você está fazendo isso?”. “Porque esse ouvido é para você, mas este outro é para a outra pessoa”. Isto para não cometer injustiça e poder ouvir os dois lados. No entanto, há pessoas que gostam de “jogar lenha na fogueira”, deixando a situação ainda mais tumultuada. Devemos orar, abençoar, visualizar uma cena em que todos estejam trabalhando em harmonia. Faça “Forma Humana” para os funcionários e “Registros Espirituais” para os antepassados das famílias dos funcionários desta filial e veja como a situação muda. E faça, também, com que fiquem muitas revistas à disposição dos funcionários. Se for uma assinatura, o funcionário vai receber a revista com o nome dele, isso o deixará contente, pois estará personalizada. No começo pode ser até que engavete, mas aos poucos a situação vai mudando.
Tenho muita ansiedade em tudo o que faço. Tenho a respiração ofegante e muita dor no peito, e isso tem atrapalhado muito a minha vida. O que devo fazer?
Shinsokan, Shinsokan, Shinsokan (risos). Esta inquietação ocorre porque a pessoa fica vendo muito o mundo fenomênico. Querer consertar a projeção não adianta, precisamos “mudar a matriz da nossa mente”. Transcenda este mundo fenomênico e entre no Mundo Absoluto de Deus, contemple este mundo de Deus Absoluto que é de muita Sabedoria, muito Amor. E se visualize neste vasto oceano de infinitas bênçãos dos atributos divinos infinitos que são a Sabedoria, o Amor, a Vida, a Provisão, a Alegria e a Harmonia. Aprenda a fazer a inspiração corretamente, mantenha a sua paz interior e mentalize que você é filho de Deus. Concorde com a sua própria afirmação: “Sim, eu sou filho de Deus”. Aos poucos você vai mantendo  aquele autocontrole, autodomínio através da Meditação Shinsokan. Antes de iniciar, para você se concentrar, leia uma oração do livro A Verdade em Orações. Pois se você acabou de assistir uma novela, por exemplo, e fizer a meditação, só verá briga de um lado e de outro. Fazendo uma oração antes, isso afinará a sua mente e você entrará no “clima” de Deus. Assim, a Meditação Shinsokan proporcionará a você autocontrole todos os dias, em tudo. Atualmente está sendo dominado pela ansiedade, mas você terá o controle da situação.
Aula 27 - 03/08/2011 - Parte II: Estudo do livro A Verdade da Vida, volume 1: “A Formação do Destino no Mundo Mental” – Orientações do Prof. Heitor Miyazaki:
Conforme dissemos em outra aula sobre a formação do destino, quando analisamos bem como é que se forma o destino, compreendemos que não temos o direito de reclamar de nada. No princípio do livro o Mestre fala sobre o Sr. Baiken Imai. Antes de o Mestre alcançar o grande despertar, o Sr. Imai foi uma pessoa que o ajudou muito, como se fosse um irmão mais velho, amigo mesmo, de verdade. Há, também, outros livros onde podemos ver citações em que o Mestre menciona sobre a clarividência que o Sr Imai tinha, e outras coisas mais, um coração maravilhoso. O Sr. Baiken Imai tinha previsto um caso desagradável com um Ministro do Japão e, posteriormente, acabou acontecendo realmente um fato muito desagradável. Então, vamos ler na página 128, o primeiro parágrafo:
AVV1, pág. 128: “São inúmeros os casos de premonições que se concretizaram. E vou comentar aqui uma comunicação espiritual prevendo a Iª Guerra Mundial na Europa. Nessa ocasião, serviu de médium uma jovem francesa chamada Reine, a testemunha foi o pintor francês Corneille, e o espírito informante de nome Vetterini. Essa foi uma revelação espiritual ocorrida em sessão espírita no dia 14 de fevereiro de 1913, ou seja, aproximadamente um ano e meio antes de irromper a Iª Guerra Mundial na Europa. A seguir, transcrevo o relatório do sr. Corneille.
"Dia 14 de fevereiro de 1913, às 15 horas, sentamo-nos em volta da mesa. Após um longo período de silêncio da médium, a mesa começa a se agitar violentamente. Reine exulta de alegria. Ela não havia visto, até então, a mesa se movimentar com tanta intensidade. Às 16 horas passamos para uma saleta escura. A intensidade da luz é quase perfeita. Deixo acesa uma lâmpada vermelha. Conduzo Reine ao estado de transe, seguindo as formalidades. Parece que tudo vai correr bem. Em pouco tempo Reine atinge o estado de transe profundo. Como de hábito, a temperatura corporal começa a baixar. Dou voltas em torno da cadeira de Reine, enviando fluidos espirituais, e ordeno repetidas vezes que seu espírito se afaste do seu corpo carnal.
"De repente, ela retesa o corpo e abre os braços como que assustada. Pela sua atitude parece ter visto alguma cena terrível. À luz da lâmpada vermelha e da leve claridade, posso ver o seu comportamento e a sua fisionomia. Aterrorizada, com voz estridente, ela começa a gritar:
“- Oh!... Oh!... Que horror! Que horror! É uma cena dantesca... Vejam! Estão todos lutando. Soldados. Cavalarianos!... Oh! Que luta mais terrificante!... Sangue em toda parte. É um mar de fogo. Oh! Que medo!... Que brutal mortandade! Que morte violenta!... Cadáveres em toda parte. Milhares de cadáveres. Milhares de feridos. Mar de fogo por todos os lados - nada mais que morte e fogo. As ruas da cidade completamente arrasadas... Chovem labaredas e bombas do céu... Ah! Muitos soldados estão nos trens. São soldados que vão ao campo de batalha... Oh! Quantos cavalos... Milhares de cavalos são transportados nos vagões... vagões... não tem fim. Não é possível contar... todos os vagões apinhados de soldados... Todos vão matar... Mar de chamas em todo lugar. Florestas, cidades, o país inteiro, tudo arrasado... Nada mais existe, além de matança e saques. Oh! Que cena pavorosa! Que cena pavorosa!... Oh!... Oh!... Oh!...”
Pulando para o segundo parágrafo:
"- Até onde a minha vista alcança, a guerra continua... toda a superfície da Terra... Até o céu, chuva de bombas e fumaça de pólvora... só há morte e destruição! Não é só na França... É em toda a Europa... A França resiste por muito tempo, mas acaba participando da guerra... isso é inevitável..."
O cenário da visão muda novamente. Aparece uma outra cena terrível, uma cena bem mais aterrorizante, pode-se dizer.
"- Mas... é Paris... é Paris que está em chamas!... Oh, Paris! Há batalhas por toda a cidade! Em toda parte só há matanças... nada além disso! Toda a cidade foi arrasada... destroços, nada mais que destroços... algumas paredes que restaram estão fumegantes... cadáveres amontoados... rios de sangue, inundação de sangue... e a fome ameaça! Nem pão existe... quem conseguiu escapar à matança, está morrendo de fome!"”
Vamos estudar este texto, em detalhes, no Livro A Verdade da Vida, volume 9. Ela (Reine) viu um fato que aconteceu um ano e meio depois. Aqui o Mestre não colocou, mas em 1912 ela já tivera uma visão de guerra. Em 1913 a visão foi mais forte e em 1914 acabou acontecendo a guerra.
AVV1, pág. 130: “Tudo isso é apenas uma parte do relato, mas o fato de Reine ter visto claramente cenas da 1ª Guerra Mundial na Europa, no dia 14 de fevereiro de 1913, e, portanto, um ano e meio antes, tem profundo significado. Considero profundamente significativo o fato de a jovem Reine ter conseguido ver um acontecimento futuro ainda não manifestado no mundo material e também o fato de ser possível conhecer antecipadamente um incidente futuro, como naquela premonição relatada pelo sr. Baiken Imai.”
Vocês já perceberam que se ela viu esta cena... é o que o Mestre escreve logo adiante, na quinta linha: “Só podemos concluir que os acontecimentos que ocorrem neste mundo são formados antes num "mundo diferente do material" e só depois se manifestam neste mundo material.”. Este mundo material é onde aconteceu a guerra, mas se Reine, em estado de hipnose profunda, viu o “filme” dos fatos que ocorreram um ano e meio depois, isto é, viu antes de acontecer aqui na Terra, no mundo material, então, é porque aconteceu, antes, em um algum outro lugar. É isso que o Mestre cita: antes de acontecer na Terra, os fatos são formados num mundo diferente do mundo material e só depois manifestam-se neste mundo material. Aí é que está a importância de compreender os fatos, por exemplo, quando aparece uma doença: é que você muitas vezes não está com sentimento de gratidão. Esse sentimento que você tem no dia-a-dia, de revolta, de mágoa, de ódio... Tudo isso também acontece aqui e o somatório de todas essas coisas, é que projeta a guerra, o egoísmo, a vaidade, o sentimento de autopunição. Lembram-se quando ocorreu a guerra civil nos Estados Unidos, Norte contra Sul, quando Abraham Lincoln foi presidente dos Estados Unidos? O escritor Karl Menninger fala o seguinte: “isso é pura projeção da autopunição, porque os americanos foram matando milhares de índios e, aí, como autopunição entre os próprios americanos, aconteceu de um ir matando o outro”. Nada é por acaso, por isso existe o carma individual e existe o carma do país também. E o país tinha um carma: matou muitas pessoas, muitos índios que estavam na própria terra, que tinham chegado antes. Esse sentimento de autopunição é conseqüência do sentimento de culpa do carma que o país fez por ter matado milhares de índios. Assim, passamos a compreender certos fatos, como o que um Preletor relatou: em suas reflexões, ele se questionava: “por que estão ocorrendo tantas situações em nosso país, com tantos armamentos, e as guerras dos tráficos de drogas com tantas armas que vêm do Paraguai?”. O avô desse Preletor apareceu em sonho e afirmou: “Guerra do Paraguai. O Brasil tem um carma da guerra do Paraguai”. Então, nada é por acaso, tudo é carma e, antes de acontecer aqui na Terra, já aconteceu em outro local.
AVV1, págs. 131 e 132: “Entretanto, isso não quer dizer, absolutamente, que esse acontecimento formado no mundo mental já esteja pronto desde a mais remota antiguidade, sem nenhuma possibilidade de mudança. Os acontecimentos formados no mundo mental estão sendo criados de momento a momento, segundo as ações combinadas das diferentes espécies de seres vivos que preenchem o Universo. Incidentes generalizados são formados pela influência de muitas mentes e se definem com maior rapidez que os particularizados”.
São quatro as lições que podemos tirar deste texto:
Primeira lição: O destino não é definido em "eras e eras" passadas, ou seja, não é "imexível", como dizia o ex-ministro Magri, portanto, pode ser alterado. É por essa razão que o Mestre disse "Chemicalization do destino". O destino também pode sofrer mudança de rumo, por exemplo, uma pessoa que exerce uma profissão, de repente, passa a exercer outra. Na empresa em que trabalhei durante 25 anos, havia um diretor que, por formação, era médico; ele não exercia a profissão de médico, mas tinha grande conhecimento da área de siderurgia. Assim, também, há outros tantos profissionais como, por exemplo, o Joelmir Betting que não é economista, mas conhece muito da área de economia.
Segunda lição: Os acontecimentos do mundo mental são formados momento a momento. Por isso nós temos o livre-arbítrio. Cerca de 50% do nosso destino é dependente de carmas de vidas passadas e cerca de 25% depende do livre-arbítrio, ou seja, do nosso modo de viver (o carma do agir, o carma do falar, o carma do pensar, as ações do dia-a-dia). Muitas vezes a pessoa não sabe por que as coisas não vão bem. No entanto, pergunta-se: qual é o carma que está formando? Está fazendo bem ao próximo? Além de não fazer o bem ao próximo, ainda fala mal, ou seja, cria um carma do falar; deseja o fracasso do próximo, ou seja, cria carma do pensamento; e caridade, não faz nenhuma. O que poderá acontecer na vida desta pessoa? Nada, pois não tem crédito nenhum. Quem planta, colhe. Quem não plantou nada, nada tem a colher. Por essa razão é que nós temos que pensar, sempre, em plantar coisas boas.
Terceira lição: Sobre as profecias: No livro "Filosofia da Verdade que Gera Milagres", volume 2 (livro composto por palestras que o Mestre proferiu quando esteve pela segunda vez no Brasil), o Mestre disse: "Senhores, não devem acreditar em profetas ou religiosos que vaticinam desgraças e infortúnios. A palavra tem força criadora. Quando se acredita em palavras que vaticinam um infortúnio, este acaba acontecendo, ou melhor, a pessoa que ouviu essa profecia acaba agindo de forma a fazer jus a ela". Então, o Mestre comenta sobre o mito de Édipo: "Um rei, tendo nascido seu filho, chamou um adivinho e lhe pediu que falasse sobre o príncipe. O adivinho afirmou que o destino do príncipe não seria feliz, pois um dia ele viria a matar o próprio pai e, ainda, iria casar-se com a mãe, ou seja, a rainha. O rei, sabendo disso, levou o bebê a um país vizinho e lá o abandonou. Quando o bebê foi encontrado, por possuir traços físicos muito bonitos, foi levado ao rei deste país, pois este não possuía filhos. O rei criou este bebê como um filho e, crescendo, este tornou-se o príncipe. Quando cresceu, o príncipe também foi a um adivinho que, analogamente, disse-lhe: "está previsto que um dia você vai matar o seu pai". Ao saber desta previsão, para não matar o pai, o príncipe procurou fugir deste país, pois não sabia que era filho adotivo do rei. Chegando próximo à fronteira, houve um encontro de sua carruagem com outra que provinha do país vizinho. Ocorreu um desentendimento com o viajante da outra carruagem e o príncipe acabou matando este viajante, que era um senhor idoso. Este senhor idoso era o rei do país vizinho que, na verdade, era seu próprio pai. Mais tarde, o príncipe acabou casando-se com a rainha deste país vizinho que, na verdade, era a sua mãe".
Esta história faz parte da mitologia grega. Comentando sobre esta mitologia de Édipo o Mestre menciona: "não é a profecia que se confirma, é o homem que vai de encontro a ela". Dentre as profecias de Nostradamus, muitas não se concretizaram. Aquelas em que as pessoas acreditaram acabaram se concretizando. Por isso, quando as pessoas, temerosas, pensam repetidamente que o fato irá acontecer, ele realmente acontece. Quando alguém "roga uma praga": "você não vai ser feliz no casamento!" e a pessoa fica com aquela situação gravada na cabeça, pensando, "Nossa! Minha vida não será boa", enquanto acreditar, não será boa mesmo. É o mesmo que o “voto de pobreza”. Tem gente que “jurou ser pobre” e depois reclama que não tem dinheiro. Se está nesta situação, saiba que você é quem definiu: “eu vou ser pobre”. A existência de profecias, portanto, não significa, por si só, que as coisas vão acontecer.
Se você sonhar que vai acontecer algo que não lhe agrada, negue esse fato e mentalize o que você deseja. Apague o fato desagradável de sua mente e faça afirmações a respeito do fato que você deseja. Assim, você começará a construir um novo “filme mental”. Quando um professor fala para o aluno que ele será reprovado, este poderá ficar impressionado e, devido a isso, acabará reprovando. Por isso, devemos acreditar unicamente no bem. No Gênesis, capítulo 1, não consta que Deus criou o mal. O mal nada mais é que a ausência do bem. Assim também é a treva. A treva não existe, sendo apenas a falta de manifestação da luz. Em nossa vida somente existe o bem, somente existe o que Deus criou. Quando vivemos em nossa vida somente o bem, manifesta-se o belo, manifesta-se Deus. Por isso, Cristo disse: "Procurai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua Justiça, e as demais coisas virão por acréscimo". Procurar a “Justiça de Deus” é seguir as Leis de Deus. Se você estiver de acordo com a justiça, não terá problemas. Se você contrariar uma lei qualquer, por exemplo, entrar com um carro na contramão, não estará agindo de acordo com a justiça, e será penalizado. Quando agimos de acordo com a Justiça do Reino de Deus, praticando o bem, aquilo que desejamos manifesta-se em nossas vidas, pois, quem planta, colhe. Este é o significado do final da frase de Jesus "e as demais coisas virão por acréscimo". Analisando bem, não há segredo nisso. O que Cristo disse é: faça o bem, pense o bem, fale o bem, abençoe. Abençoar é "o bem soar". Assim, devemos somente soar o bem em nossa boca, falar palavras que não magoem as pessoas, isso é criar o carma bom do falar. Também, com relação às nossas ações, a caridade deve ser praticada de fato. De nada adianta chegarmos ao final de nossas vidas lamentando coisas que deveríamos ter feito. Por que não abracei meu pai? Por que só pensei em mim? O momento de fazer é agora!
Quarta lição: o modus vivendi de cada um. Às vezes a pessoa reclama dos funcionários, mas, o que está fazendo por eles? O bom líder treina o funcionário e não fica só cobrando (mas, se você ensinou e o funcionário não quer nada, também, é melhor trocar). Então, o modo de viver de cada um é o “praticar”, por isso, as “Normas Fundamentais dos Praticantes” têm esse nome e não “Normas Fundamentais dos Teóricos”.  Dentro da formação do destino vamos ver, a seguir, que pesa muito algo que está dentro da gente mesmo: o sentimento de culpa, o sentimento de ódio; por isso no livro de Karl Menninger “O Homem Contra si Próprio” ele escreveu antes do título: “Eros e Tânatos”, que significa “amor e ódio”.  Às vezes, no inconsciente, a pessoa quer ser infeliz, quer se destruir, e muitos chegam à destruição cometendo suicídio, mas, tudo isso tem como causa a idéia muito forte do pecado.

AVV1 –pag.132 “Os infortúnios, as infelicidades ou doenças por que passamos também são criados primeiramente no mundo mental. No entanto, podemos também, corrigi-los antes de se manifestarem no mundo material, enquanto estão no mundo mental. Se assim procedermos, o infortúnio não se manifestará no mundo material na forma de infortúnio; a infelicidade, na forma de infelicidade; e a doença, na forma de doença. Em suma, podemos afirmar que a cura metafísica consiste em corrigir o incidente no mundo mental de modo que, na ocasião de se projetar no mundo material, não se manifeste como infelicidade ou enfermidade.”
Os infortúnios e doenças formados no mundo mental são o inconsciente desejo de sofrer, de  se auto-agredir. É aquilo que está no capítulo Sabedoria: “todas as infelicidades são dores criadas em nossa própria mente e sofridas pela nossa própria mente”. Por isso a melhor coisa que podemos fazer na vida é viver bem com tudo, com todos e conosco mesmos. Tem gente que não se perdoa, até já se arrependeu, mas não se perdoa e vai buscar sempre um inconsciente sofrimento. Inconscientemente, a pessoa toma decisões erradas, segue caminhos errados. Ao invés de ligar-se à intuição, à voz de Deus, a pessoa liga-se ao sentimento de autopunição. Quando começamos a eliminar isso, a situação muda. Sentimentos de ódio, vingança, mágoa, insatisfação, inveja, complexos, mecanismos de defesa, etc..., são fatores que prejudicam a nossa felicidade. Em outra aula, comentei os itens citados por Freud sobre o mecanismo de defesa: a pessoa fica realmente criando argumentações, mas tem certas coisas de que não podemos fugir. Por isso, Karl Menninger (psiquiatra americano – 1893/1990), fala que o Mal de Alzheimer é fuga, a pessoa não quer lembrar, quer fugir. Aquilo que está na nossa mente, como o desejo de ódio e vingança, uma hora vai se manifestar e explodir em algum lugar. O sentimento reprimido de “vontade de explodir” manifesta espinhas no rosto. Um sentimento explosivo que ficou reprimido, retido, somatiza e se manifesta no corpo. Todos esses fatores significam o seguinte: estão gravados no subconsciente aqueles momentos que nós passamos. Segundo Karl Menninger, quando se olha para um lago, a superfície corresponde ao consciente que está em contato com o mundo exterior, e o que está no fundo do lago é o subconsciente! É aquilo que um dia passou pela superfície da água. Quer dizer, tudo o que está no nosso subconsciente um dia nós vivenciamos e nem sempre nos lembramos desse conteúdo. Às vezes, só lembramos quando comentamos um fato, e quando vem à tona, o problema ou as dores desaparecem. É importante que quando começarmos a estudar a Verdade, não fujamos de algumas coisas. Ao invés de arrumarmos justificativa é melhor corrigir o ego. O ego não aceita, é teimoso, justifica, quer provar que tem razão... Mas quando aprendermos a aceitar, entender, o destino começa a melhorar. Tem muita gente que, por causa do ego, fica até com câncer.  Uma vez, falei numa palestra: quem é muito teimoso tem tendência de ter câncer por causa do seu isolamento, do seu ego forte. Depois me contaram que no dia tinha uma moça com câncer e se curou, ela reconheceu que estava mesmo sendo teimosa e deixou de ficar isolada do grupo. Passou a se harmonizar, deixou a teimosia, e o câncer desapareceu.   
A VV1 – pág. 132: “No entanto, não conseguiremos impedir a ocorrência de um incidente - um desastre, por exemplo - já firmemente decidido pela força da soma dos pensamentos de muitas pessoas, por mais que oremos ou mentalizemos pensamentos opostos. Em casos assim, quando em nossa mente existe uma crença saudável incompatível com acidentes, mesmo que aconteça uma catástrofe, seremos afastados dela por ação da lei mental que diz "Repelem-se os não-semeIhantes", e só aqueles que devem sofrer acidente serão envolvidos pela catástrofe.”
Aqui surgem aquelas perguntas:
Se mudarmos a nossa mente o desastre/acidente vai deixar de acontecer?
Depende do estado que se encontra formado o filme mental. Às vezes sim, mas se já estiver madura a situação, não tem como evitar, porque está na mente coletiva. Uns cinco ou sete anos antes de acontecer a catástrofe de 11 de setembro, eu tive um sonho onde vi um avião se chocando com uma montanha. Na verdade não era montanha, e sim os edifícios das duas torres. Isso é o reflexo da formação dos carmas, o filme mental. Os EUA fazem muitos filmes de invasão e isso acaba ficando no subconsciente das pessoas. Tem também o sentimento de culpa por terem invadido outros países e uma série de outros fatores. Mas, e quem estava lá? Todos teriam que morrer naquele acidente? Explicação do Mestre: nem sempre. Escapam as pessoas que estão com sentimentos que não combinam com tragédia. Lembram-se do tsunami que aconteceu e um casal de brasileiros estava lá? Eles estavam praticando mergulho na hora em que aconteceu o tsunami e não aconteceu nada a eles. Tem uma divulgadora da SNI nos Estados Unidos que trabalhava em uma das torres gêmeas. O marido soube da notícia do acidente, foi desolado para casa achando que ela tinha morrido. De repente, ela entra em casa e ele pergunta:
- Você está viva?
- Estou! 
- Você não foi trabalhar?
- Fui! Só que, antes, passei na costureira e ela errou o corte, acabei me atrasando.  Quando cheguei para trabalhar já tinha acontecido tudo. Isso é obra de Deus!
Em 1970, todos os domingos eu ajudava no movimento dos jovens. Houve um acidente com o trem dos estudantes, em Mogi. E uma moça que participava dessas reuniões, tomava esse trem todos os dias. Naquele dia, ela deixou a bolsa na mesa da cozinha para ir ao toalete e, quando voltou, cadê a bolsa? Só depois de 40 minutos, encontrou-a embaixo do tanque de lavar roupa. O cachorro, que não costumava mexer nas coisas, subiu na mesa, puxou pela alça e levou a bolsa lá pra baixo. Quem fez o cachorro fazer isso? Só pode ter sido um anjo. Quando as pessoas têm carmas diferentes, opostos à tragédia, mesmo que aconteça tal situação, elas não se tornam vítimas. De alguma maneira elas são preservadas.
AVV – pag.136 “Como se pode notar por esse episódio, quando um incêndio em determinado local for inevitável, a pessoa que possui a forte crença de estar sempre protegida por Deus repele, por ação da lei mental, a eventualidade de ficar desprotegida (de sofrer algum ferimento ou prejuízo); e, por mais próxima que esteja do perigo, seu corpo e o infortúnio serão incompatíveis - assim como o óleo não se mistura com a água - e, naturalmente, a infelicidade não fará parte de seu destino.”
[O preletor Heitor Miyazaki narra duas experiências que viveu:]
“Eu estava esperando ônibus e não quis pegar o que veio na frente, quis esperar o que vinha atrás. E depois fiquei sabendo que aconteceu um acidente com o primeiro ônibus”.
“Estava indo para Campo Grande, tinha escolhido uma empresa aérea, mas a intuição dizia pra escolher outra e resolvi trocar a empresa pela qual iria viajar. Depois vi no jornal que o primeiro avião em que iria embarcar teve que aterrissar em uma fazenda por problemas técnicos”.
Estando em paz, acabamos por escolher sempre a opção certa que nos levará a bons resultados. Quando as pessoas buscam inconscientemente ser infelizes, sofrer, se autodestruírem, acabam por receber resultados negativos em suas vidas. Temos que procurar corrigir esse instinto de autodestruição que está ligado à idéia errada que temos da vida (apego à matéria). Não somos esse aglomerado de matéria. Enquanto acreditarmos que o homem é material, veio do pó e para o pó retornará, teremos a tendência de sofrer. Porque inconscientemente, há a crença de que somos fruto do pecado, do ato pecaminoso dos pais. Não somos frutos de prazeres, somos filhos de Deus! Filhos do amor! E nossa vida é sublime, eterna e indestrutível.
As pessoas que não entendem essas verdades acreditam que o homem consegue em apenas uma única encarnação, atingir um alto nível espiritual. Isso não é possível. É semelhante à escola onde passamos vários anos aprendendo. Temos que evoluir pouco a pouco e continuar evoluindo.
Precisamos compreender que somos espíritos imortais, filhos de Deus. Isso é importante para a nossa felicidade, você passa a se amar e consequentemente as coisas começam a mudar. Enquanto você acreditar que é fruto do pecado e que nasceu para pagar o pecado de Adão e Eva, as coisas se complicam.
AVV1 Pag.136 “Quando ocorre uma desgraça, qualquer pessoa pensa que não teve culpa alguma e acha que algo violento chamado desgraça a atingiu. Porém, se somos vítima de alguma desgraça significa que o nosso estado mental tinha alguma semelhança com essa desgraça e houve mútua atração de semelhantes. Nada pode aproximar-se de nós que não seja atraído pela nossa mente. Se o nosso estado mental for de fé iluminada, completamente desprovido de qualquer desgraça ou infelicidade, mesmo que estejamos bem no meio de uma catástrofe ou de um acidente, não seremos atingidos, porque escaparemos deles tal qual uma enguia escorregadia.”
Quando estamos em harmonia com tudo e com todos, nada de mal nos ocorre. O motorista de carro, homem ou mulher, quando abençoa os outros motoristas à frente, atrás, ao lado (oração de segurança no trânsito), tudo vai bem porque se põe em harmonia com todos.
AVV1- pag.139 “Não é possível evitar uma catástrofe como a do Grande Terremoto de Kanto (ocorrido a 1º de setembro de 1923, no distrito de Kanto, o qual inclui Tóquio, causou 90 mil mortes, 100 mil feridos e 680 mil casas incendiadas.) apenas com a mudança mental de uma pessoa, mas, se na ocasião a mente da pessoa estiver voltada para o lado da felicidade, mesmo enfrentando um terremoto, nada poderá torná-la infeliz. Por isso, muitas pessoas tiveram um destino mais feliz por terem fugido do terremoto ou mudado de profissão. No entanto, as pessoas que na ocasião estavam com a mente voltada para o lado do infortúnio e que se refugiaram numa antiga fábrica de roupas do Exército, em Honjo, certas de que estariam a salvo por ser uma praça descampada, acabaram sendo atingidas pelo fogo que um inesperado vendaval soprou até lá, morrendo todas tragicamente carbonizadas. Analisando esse incidente, podemos concluir que a essas vítimas faltou capacidade intuitiva, porque a mente delas não conseguiu prever que, refugiando-se nesse lugar, não teriam para onde fugir caso fossem atingidas pelo fogo.”
Todas as pessoas possuem intuição. Mas quando estamos de bem com a vida, conosco mesmos e ligados a Deus, essa intuição é mais forte e correta. Quem faz Shinsokan constantemente e está em harmonia com tudo e com todos, não toma decisões erradas. Quando a pessoa está em briga com ela mesma, não escuta a voz de Deus - a intuição -  acaba tomando decisões incorretas. Ela escuta a voz do desejo destrutivo que tem no inconsciente por causa do sentimento de culpa ou por uma série de conflitos. Mas, tirando essas ilusões, esses pensamentos e sentimentos que provocam conflitos, todas as pessoas vão manifestar o paraíso aqui na Terra. Por isso, é importante praticar a Meditação Shinsokan: “Iluminar a mente, praticando a Meditação Shinsokan todos os dias, sem falta”.
AVV1- pag.146 “conta-se que há muito tempo pretendendo matar um eminente monge, um assassino se postou de tocaia, mas ambos nunca trilharam os mesmos caminhos, jamais se cruzaram e ele não conseguiu realizar o intento.”
O assassino nunca conseguiu encontrar o monge porque o pensamento agressivo do assassino não combinava com a mente harmoniosa do monge. Daí a necessidade de reconciliar-se com todas as coisas do Céu e da Terra, e automaticamente Deus se manifesta. Deus é onipresente, mas não consegue se manifestar quando a vibração não é agradável, não é de paz e harmonia. Para que Deus se manifeste, para que seja feita a Sua vontade aqui na Terra como no Céu, é importante que estejamos em harmonia com tudo e com todos. Ver Deus como Amor, harmonizar-se com os antepassados, os pais, familiares e com todas as pessoas. Desta forma, não tem como não ser feliz! Manifestando Deus no dia-a-dia, a sorte começa a mudar.
Devemos a todo instante lembrar que somos filhos de Deus: “Sou filho de Deus!”, “Aqui está um filho de Deus.”, “Sim sou filho de Deus”. Assim que acordamos, é um momento muito especial para repetirmos que somos filhos de Deus. “Sou harmonioso, dócil, bondoso, compreensível, sou eterno, sou imortal. Eu não sou pecador, sou filho de Deus, sou alegre, sou feliz” (conforme consta no livro Conquiste a Felicidade com Amor). Repita vinte vezes essas palavras, vá registrando no subconsciente e sua sorte muda, sua saúde, sua vida... Muda tudo! Muito obrigado!
     
Ao encerrarmos o post desta maravilhosa aula, agradecemos imensamente ao Prof. Heitor Miyazaki e a todos os que, com inabalável determinação, levam avante este estudo da obra fundamental “A Verdade da Vida”.
Este curso é ministrado de forma presencial na cidade de São Paulo, todas as quartas-feiras às 19:50h. É transmitido ao vivo, via videoconferência, para todas as Regionais Doutrinárias da Seicho-no-Ie do Brasil. Se você tem interesse em participar, deve fazê-lo presencialmente nos pontos de transmissão da sua Regional. Se você é de Curitiba, ligue para 3027-6470 (Paulo) ou 9922-1058 (Marilize) para fazer a sua inscrição e obter o endereço do curso. A participação é gratuita. Estamos aguardando o seu contato! 

A edição deste post contou com a valiosa dedicação dos seguintes colaboradores:
- Janice da Cruz Kowalski
- Ruthinéia Araújo Botelho
- Valdinei Simplicio
- Preletor Milton Oliveira Santiago
- Celso Lell
- Glauciani Rodrigues Teixeira
- Preletora Maristela Borges de Lima Castilho
- Preletora Vilma Kibayashi
- Roberto Carlos Rodrigues

Muito obrigado! Muito obrigado! Muito obrigado! Muito obrigado!
Muito obrigado! Muito obrigado!Muito obrigado! Muito obrigado!Muito obrigado!