sexta-feira, 29 de julho de 2011

A Cura Através da Força da Vida - AVV40 - Resumo da Aula 23 - 06/07/2011

 Esclarecemos que este post representa um resumo do conteúdo apresentado pelo orientador durante a aula. Nos textos escolhidos, fazemos pequenas alterações adaptando a linguagem coloquial apresentada em aula para a linguagem estruturada escrita. Os trechos entre colchetes [.....] foram introduzidos pelo editor do Blog para esclarecimento ou ilustração da explanação em curso. Nosso principal objetivo é perpetuar o ensino recebido em aula, servindo como fonte de pesquisa dos pontos centrais tratados pelo professor. O Professor Heitor Miyazaki ilustra a aula com inúmeros relatos de experiência vivenciados, bem como com diversas citações de trechos de livros sagrados. Esses relatos e citações de livros, muitas vezes, são utilizados para fundamentar o pensamento doutrinário. Muitos desses relatos e citações de livros, no entanto, não estão sendo transcritos para o blog. Por essa razão, recomendamos o acompanhamento presencial da aula nas quartas-feiras. Convidamos você e sua família a participar (gratuitamente) deste maravilhoso curso. Informe-se na Regional da Seicho-no-Ie mais próxima!

Aula 23 – Parte I: Perguntas & Respostas - 06/07/2011
Orientações do Professor Heitor Miyazaki – Preletor da Sede Internacional
Minha mãe partiu para o mundo espiritual em 2008 e hoje moro na casa de minha irmã. Eu gostaria de arrumar uma casa para mim pois eles têm uma outra forma de vida, não tenho privacidade nem liberdade (49 anos, solteiro):
Tudo o que você desejar (e que não venha a prejudicar ninguém), mentalize que você já conseguiu. Pense naquilo que você deseja, não pense naquilo que não deseja, assim ensina o Mestre. Quando você mentalizar firmemente, as coisas vão “criar corpo” no mundo mental e depois manifestam-se  aqui na Terra. Em 1975 minha mulher e eu estávamos mentalizando com a finalidade de comprar uma casa em 1980.  Mentalizamos firme, depois do Shinsokan ficávamos mentalizando, contemplando e acreditando (este é um ponto importante: “Orai crendo já ter conseguido aquilo que desejais”,  assim ensina Cristo). Dois meses depois, meu cunhado, que já estava procurando uma casa para ele havia muito tempo, me telefonou dizendo que comprara sua casa. Dei os parabéns e ele me disse:
- Venha aqui, você vai comprar também.
- Não. Eu só vou comprar em 80 ...
- Venha ver as condições. Você vai conseguir comprar também.
Fui ver e, com o pouco de poupança que tinha, acabei comprando a casa. Só que eu tinha mentalizado que em 1980 compraria uma casa e, nesse ano, acabei comprando a segunda casa. Continuando a trabalhar na empresa, mentalizei que quando me aposentasse iria comprar a terceira casa, e isto realmente ocorreu. Então, mentalize o que você quer; visualize e acredite,  assim, vai dar certo.
Sou diabético, hipertenso, obeso, míope, tenho colesterol, trigliceres, taxa alta de ácido úrico, tomo 8 tipos de remédios, pratico esporte, caminhada média de 2 horas por dia. O que devo fazer para não tomar tantos medicamentos? Tive um AVC de fraca intensidade (bancário, aposentado, 59 anos):
Pare de pensar em suas doenças. Primeiro, com relação ao diabetes, vá visitar o túmulo dos seus avós e bisavós por parte do pai e da mãe. Quanto à hipertensão, pratique a Meditação Shinsokan. Obesidade: faça caminhadas, procure andar bastante; quando almoçar não levante e fale “comi muito”, não chegue a este ponto, é preciso controlar e saber selecionar o que vai comer. Não fique comendo qualquer coisa, que você sabe que não é bom. Coma bastante verdura, saladas, legumes; siga este caminho para que, depois, não fique com sentimento de culpa. Muitas vezes a pessoa fica com certas doenças porque, no inconsciente, ela quer sofrer. Então, come exageradamente mais, para depois ficar sofrendo; o inconsciente está querendo isto. Portanto, não seja dominado por isto e diga: “Eu mereço ser feliz porque sou filho de Deus”. Em Cacoal, Rondônia, perto da terra do nosso amigo Xavier, conheci um senhor na peixaria, quando pedi para colocar o peixe no isopor, ele falou, sem que eu tocasse no assunto:
- Sabe quanto eu pesava?
- Nem imagino...
- 142 kg. Agora estou com 78 kg.
- Como é que você fez?
- Escutei uma coisa que não queria ter escutado do médico: “se você continuar assim, vai morrer!” Então, comecei a andar 10 km todos os dias.
Ele emagreceu somente andando 10 km por dia e ficou com 78 kg. Por isso, são válidos todo esforço e dedicação. Estudaremos Meditação Shinsokan somente no volume 8 d’A Verdade da Vida, mas pegue, desde agora, um livretinho sobre a Meditação Shinsokan e vá praticando a meditação. Vá tendo autodomínio para não ficar comendo em excesso. Tristeza inconsciente faz a pessoa comer exageradamente ou ficar fumando, ficar viciado nisto ou naquilo. Supere tudo isso, aliás, muitas pessoas já estão mudando com as aulas que estão tendo aqui. Já devem ter notado que seus hábitos mudaram, algumas coisas mudaram, como o seu modo de pensar. Tudo isso vai fazendo a pessoa entender que precisa se amar, e não se autodestruir.
Tomografia acusou esclerose óssea com cistos subcondrais e meu marido está com leucemia há 5 anos. Nós nos damos muito bem (54 anos, casada):
Leucemia: precisa se harmonizar com alguma pessoa da família. Quando existe conflito com alguém da família, resulta em problema no sangue. A leucemia é típica de um caso de isolamento ou distanciamento que ocorreu entre o senhor e alguém da família. É preciso reatar esta amizade; vá até a casa desta pessoa, peça perdão e se harmonize com esta pessoa. Problemas ósseos: a ossificação está relacionada com antepassados. O Mestre fala no livro Convite à Prosperidade, volume 1, que “hone”, em japonês, é osso e está muito ligado aos antepassados. Então, a leitura da Sutra para os antepassados, todos os dias, sempre no mesmo horário, faz com que vá se restabelecendo e vá se fortalecendo a parte óssea também.
Não devo pensar, visualizar durante a Meditação Shinsokan?  Já ouvi várias preleções sobre a Meditação Shinsokan, vislumbrar um  campo verdejante, uma grande Luz que envolve, pensar nos atributos Divinos, pensar na família feliz, pensar no nada ou no vazio. Sou psicólogo e estudei que é impossível não pensar em formas, enfim, o que devo visualizar  para a correta contemplação ? (26 anos, Masculino)
Olha, você não está errado, não. O Mestre disse: “visualize que você está entrando no mundo absoluto de Deus”. Aí alguém diz: “mas eu nunca estive lá, como é que vou visualizá-lo?” Visualize da forma que você entende, por exemplo, você pode visualizar um campo verdejante, maravilhoso. Por exemplo, aquele filme “Amor Além da Vida” mostra um cenário, uma parte do que seria o Céu. Dentro da visão Cristã, mostra-se o Céu de uma forma, dentro da visão Budista mostra-se o que chamam de Terra Pura, que é outra paisagem. A Sutra budista Amidakyo descreve sete balaústres de ouro, uma lagoa cuja água possui oito virtudes, um castelo muito rico, com muitas preciosidades... enfim, é uma descrição sobre o Mundo de Deus diferente do cristianismo. Para contemplar o maravilhoso mundo de Deus você pode até visualizar, por exemplo, o cenário de um campo verdejante, como você falou, ou outro lugar bonito; o importante é que você transcenda este mundo fenomênico, esqueça-o e contemple o Mundo Absoluto de Deus. Realmente você tem razão, tem que imaginar após visualizar; contemplar esse Mundo de Deus e, ao mesmo tempo, contemplar o seu Eu Verdadeiro, a sua Natureza Divina. Você vai afirmando e “concordando” com você: “Eu sou filho de Deus”; “Sim, eu sou filho de Deus”. Isso para você aceitar, concordar, fazer com que se registre cada vez mais esta convicção, essa Verdade de que você é Vida Perfeita de Deus. Muitas vezes as pessoas falam: “mas eu já sei que sou filho de Deus”. Você sabe racionalmente, mas será que entendeu isso de corpo e de alma? Nós temos que entender a Verdade conforme Cristo disse quando respondeu a pergunta sobre “Amar a quem em primeiro lugar?”: “Amar a Deus de todo o teu pensamento, de todo o teu coração e de toda a tua alma”. Então, pensamento é o nosso racional. Emocional é o nosso subconsciente, e de toda a tua alma, ou seja, de corpo e alma é toda a sua vida compreender e entender que você é filho perfeito de Deus, que é Vida Perfeita de Deus. Assim é que devemos fazer a Meditação Shinsokan.
Tenho um filho de 20 anos. Os médicos dizem que ele tem depressão, não consegue arrumar emprego, não consegue namorar, fala muito pouco, tem dificuldades de se comunicar com as pessoas, vive “enfiado” no quarto. Até as aulas ele tem faltado muito. Já fiz várias práticas , inclusive Culto Perpétuo para ele. Cultuo os antepassados todos os dias, não tenho aborto, mas minha sogra teve vários. Faço a prática da Oração do Perdão e Sutra para meu filho, mas não tenho visto melhoras, não sei o que fazer (50 anos , viúva):
Preste atenção a dois detalhes. Primeiro, não veja seu filho da forma como o está vendo. Veja-o conforme é a Vida que Deus criou: filho de Deus, amável, harmonioso, alegre, feliz. Visualize-o da forma como você deseja: andando, estudando, trabalhando. É desta forma que você tem que fazer. Agora, analise o seguinte, será que o comportamento dele não mudou depois que o pai dele faleceu? Às vezes acontece isso. E às vezes essa mudança no comportamento ocorre porque o pai está com saudades do filho e fica ao lado dele. Lá no Rio Grande do Sul, tem uma moça chamada Carolina, filha da preletora Isaura. Ela estava na mesma situação. Ficava triste, chorava quase todos os dias. Falei para ela: “Carolina, não é você quem está chorando, é o seu pai que está com saudades de você. Faça o seguinte: vá visitar o túmulo dele e faça uma limpeza. Enquanto você for limpando o túmulo, vá agradecendo ao papai pela vida, por tantas coisas maravilhosas que você recebeu. Como seu pai faleceu quando você era muito pequena, ele está com saudades. Depois, em casa, leia a Sutra Sagrada por quarenta e nove dias”. Ela então havia dito que, além de ficar chorando diariamente, constantemente, não conseguia emprego, não conseguia nada. Ela foi visitar o túmulo do pai e, quando estava limpando o túmulo é que chorou de verdade, mas chorava muito, mesmo, e agradeceu. Quando chegou em casa, tinha passado a emoção, e começou a fazer a leitura da Sutra por quarenta e nove dias, já sem chorar mais. Ao terminar os quarenta e nove dias, ela, que não conseguia emprego, conseguiu três empregos. E começou a trabalhar em dois empregos, de manhã num e à tarde no outro. E veja como a vida dela mudou, ela se tornou Presidente de uma Associação Local da SNI. Por isso, faça o mesmo, vá com seu filho visitar o túmulo do seu marido. E, já que soube que sua sogra teve vários abortos, leia o livro Pela Paz dos Anjinhos e proceda conforme está orientado neste livro, ok? E, também, leia a Sutra Sagrada para seus antepassados todos os dias e faça uma leitura especial da Sutra durante quarenta em nove dias para seu marido (antes de ler a Sutra, leia a Revelação Divina da Vida Eterna, sempre no mesmo horário). Além disso, faça a Forma Humana para seu filho e, conseqüentemente, as coisas vão começar a mudar. Quando possível, vá a um Seminário de Treinamento Espiritual em uma Academia e leve seu filho junto. Faça com que ele assista junto com você. Não o force a ir ao Seminário, faça isso sem obrigá-lo.  Fale assim: “eu preciso de sua ajuda, eu gostaria de ir a um Seminário, mas gostaria muito que você fosse comigo”. Ele, sentindo-se útil, ajudando a mãe, como todo ser humano que gosta de ser útil, irá com toda alegria: “Se é para ajudar a mamãe, eu vou”. Agora, se disser assim: “Você tem que ir, você tem que ir”, e ficar acreditando que o problema está nele, certamente ele não irá. Então, faça com que ele vá para acompanhá-la e, assim, ele irá com muita alegria.
A compilação do Prof. Kusumoto sobre a inexistência original do pecado, que originou o livro A Humanidade é Isenta de Pecado, foi-lhe pedida porque achava que cometera pecado contra os pais ou pelo carma negativo em sua família. No meu caso, que desejo prosperar e ainda acho que não possuo capacidade para a prosperidade, o que devo fazer? Devo fazer cópia de trechos dos volumes d’A Verdade da Vida que falam sobre prosperidade e capacidade? (50 anos, feminino)
Primeiramente, tire esse complexo de inferioridade, esse complexo de que você não consegue fazer, porque não adianta você ler o livro se não tirar esse complexo. Capacidade você tem, talento todo mundo tem. Mas, tem gente que “tá lento ...”, não faz nada (risos). Tem gente que para morrer “de repente” demora uma semana... Então, a primeira coisa, acredite em você! Às vezes as pessoas têm complexo porque acreditam que as outras pessoas sempre são superiores a ela. Não é verdade, você é muito inteligente, pela forma como redigiu, você é muito inteligente.  Acredite em você. Não adianta também só mentalizar, há, também, uma coisa importante. Estão vendo aquele arranjo de flores perto do Xavier (fala apontando para um vaso que está em determinado local)?  Quanto tempo vocês acham que aquelas flores vão durar? Um ano, será? Não! Por que não duram? Porque não têm raízes. Então, não se esqueça deste detalhe. Você não pode esquecer-se de suas raízes [seus antepassados], para que mantenha sempre um crescimento constante.  Não aja com o objetivo de ser ajudado por eles, porém, ao receberem as palavras da Verdade, os antepassados (aqueles que estão sofrendo) vão se dirigindo para um mundo mais iluminado. Lá, estando num lugar mais iluminado, livre do sofrimento, eles terão condições de ajudá-lo. Por outro lado, se estiverem sofrendo, como é que poderão ajudá-lo? Não vão ter condições, por isso, no meu livro, Conquiste a Felicidade com Amor, falei que, quando as pessoas passam a dar amor aos seus antepassados lendo a Sutra Sagrada, todos os dias sem falta, são beneficiados com os três P’s: Paz, Prosperidade e Proteção. Muitas vezes a pessoa não percebe, mas está recebendo proteção. Por exemplo, se sai de casa num certo horário, não no horário normal, atrasa um pouquinho, isso ocorre porque, com certeza, ela escapou de alguma coisa. Quando caíram as duas torres nos Estados Unidos (11/09), havia uma divulgadora da SNI que trabalhava lá. Quando o marido soube do acidente, foi para casa chorando, muito triste, porque a esposa trabalhava numa daquelas torres. De repente, a esposa chega, e ele diz:
- Você está viva?
- Sim, estou viva.
- Mas, você não foi trabalhar?
- Eu fui, mas, primeiro passei na costureira, ela se atrapalhou num “negócio” e eu cheguei atrasada.
Agora, reflita: por que a costureira se atrasou? Aí tem a “mãozinha” dos antepassados: “faça com que ela se atrase, segura aí, vai acontecer algo grave, segura”. Ela não foi porque tinha a proteção dos antepassados, ok? Além de ler o livro A Humanidade é Isenta de Pecado, faça a Meditação Shinsokan e a leitura da Sutra Sagrada para os antepassados todos os dias. E, com certeza, acredite em você e verá que vai conseguir muitas coisas.
Apesar de praticar a Meditação Shinsokan e a oração para os antepassados, minha mãe, que mora comigo, tem depressão e apresenta um quadro grave. Parece que tem alguma influência espiritual. Chega a não reconhecer as pessoas, não bebe água, tem uma carência imensa e acredita que tudo falta. Passa um tempo assim, depois melhora e depois volta tudo novamente (50 anos, sexo feminino):
Se você não estiver lendo, leia todos os dias a Sutra para seus antepassados. Se você mora numa cidade muito grande, tem cemitérios que não são apropriados que você vá sozinha; então, vá na época do dia dos pais, no dia das mães, finados, nesse dias têm bastante gente e é mais seguro; temos que agir conforme Cristo disse: “Seja simples como a pomba, mas prudente como a serpente”. Não adianta ir ao cemitério, sabendo que é um local que está cheio de marginais, agindo sem cautela e sem precaução. E quando você for visitar os túmulos dos antepassados diga para sua mãe ir junto, tudo isso é importante. Quando ler a Sutra Sagrada, peça para sua mãe ajudá-la na leitura. Ela, lendo junto com você, fará com que este estado depressivo vá desaparecendo. Por que? Por dois fatores. Primeiro, porque ela entra em contato com a Verdade e, segundo detalhe, ela se sentirá bem fazendo o bem para os antepassados. Uma das causas da depressão é que a pessoa vive somente em torno da vida dela. Quando passamos a praticar o bem, fazer o bem, ajudar outras pessoas, sentimo-nos felizes porque estamos ajudando alguém. Consequentemente, aquela auto-estima que estava baixa, vai melhorar. Pessoas quando ajudam outras pessoas têm a auto-estima elevada, é isso que devemos fazer. Devemos trabalhar fazendo com que nós nos sintamos bem, fazendo o bem para o próximo. A pessoa sente-se feliz quando passa a ser útil para outras pessoas. Quando vivemos somente o “eu”, só nós, somente a nossa vida e não beneficiamos ninguém, a vida não tem graça, não vem alegria na vida, certo? Faça com que sua mãe faça isso e, consequentemente, veja a mudança no comportamento dela. 
Parte II - Estudo do livro A Verdade da Vida volume 1: “A Cura Através da Força da Vida” – Orientações do Prof. Heitor Miyazaki – Aula 23 – 06/07/2011.
AVV1 – Pág. 95: “Quando os senhores, lendo o que prega a Seicho-No-Ie e praticando a Meditação Shinsokan, entram em contato com a Imagem Verdadeira da Vida de cada um, que é filho  de Deus, ocorre o despertar para a Verdade e desaparecem as doenças (e outros sofrimentos da vida). Essa é uma cura tão radical que é impossível de ser alcançada por qualquer outro método similar de cura. Isso porque, à medida que vamos conscientizando a Imagem Verdadeira da nossa Vida, todos os mais diversos sofrimentos da vida – as mentiras, as falsidades, as ilusões que na realidade não existem, mas parecem existir – desaparecem tal qual desaparece a treva quando a luz começa a brilhar”.
A “treva” não tem existência verdadeira, o que está acontecendo é a falta de luz, na verdade. Da mesma forma, se a nossa vida não está indo bem, é porque está faltando a Luz da Verdade. É isso que nós temos que entender. Entrar em contato com a Imagem Verdadeira é entrar em contato com a própria Vida de Deus. Esse contato ocorre quando nós absorvemos, quando nós despertamos, quando nós entendemos, quando nós assimilamos, quando nós passamos a viver a verdadeira Vida de Deus. Isso é entrar em contato com a nossa natureza Divina. A expressão “Imagem Verdadeira” é escrita como JISSŌ no original. Vamos ver o que significa a palavra JISSŌ:
A Verdade vol. 2 – pág 317 (1ª edição): “A palavra JISSŌ é originariamente um termo budista que significa Natureza Verdadeira e Perfeita do ser. Mas, no Japão atual, é usada frequentemente em sentido contrário, ou seja, para indicar o aspecto fenomênico dos fatos. Quando uma palavra é frequentemente usada no sentido falso, aos poucos ela vai se desviando do sentido originário e, com o passar do tempo, o errôneo acaba sendo aceito como o sentido verdadeiro. Na Seicho-no-Ie a palavra JISSŌ é usada no sentido originário. Quando dizemos JISSŌ estamos nos referindo à Natureza Divina imanente no ser humano, o verdadeiro homem, não corpo carnal e, sim, a sua Natureza Búdica ou Natureza Divina”.
Portanto, a palavra JISSŌ não foi criada pelo Mestre Masaharu Taniguchi, como muitas pessoas afirmam. Ele usa uma palavra de origem budista. Segundo detalhe, em outro livro o Mestre explica que usa a palavra JISSŌ para se referir ao “Deus interior”, para se referir ao Eu Verdadeiro, para se referir ao Céu, ao Paraíso, à Natureza Divina. Então, dependendo da frase, a palavra JISSŌ pode ter conotações diferentes, mas todas elas exprimindo a Natureza Divina, o Céu, o Paraíso, conforme mencionado neste estudo.
Voltando ao texto: “Na medida em que vamos nos conscientizando da nossa Natureza Divina, desaparecem os sofrimentos”. Na Sutra Sagrada está escrito: “ocorrendo o despertar espiritual, imediatamente este mundo se torna Paraíso pleno de Luz”. Não é compreender como as pessoas dizem: “A Seicho-no-Ie eu conheço, falam para agradecer.” Quem fala assim, só conhece superficialmente. Já dei aulas em 18 países, mas não conheço os 18 países, apenas posso dizer que “estive lá”. Conhecer, realmente, é conscientizar nossa Natureza divina, é compreender, é ter aquela certeza, é ter aquela fé, é crer. Apreender, não somente aprender. Quando aprendemos alguma coisa, aprendemos pelo intelecto; quando apreendemos, assimilamos, despertamos para a Verdade. Isso significa conscientizar a Verdade, e as coisas começam a mudar, desaparecem os problemas. É a mesma coisa que Jesus Cristo disse: “Aquele que crê em mim, fará as obras que eu fiz ou ainda maiores”. “Crer em mim” significa crer na sua Natureza Divina, crer em Deus, na Verdade, na Vida Verdadeira, na Vida de Deus. É compreender a Verdade e, consequentemente, fará as obras que Cristo fez, ou ainda maiores. Quando cada um compreender e manifestar sua Natureza Divina, a sua Vida Perfeita se manifesta e a doença desaparece, assim como estamos ouvindo relatos de pessoas que se curam, assistindo essas aulas, porque estamos falando constantemente sobre isso. Esse é o ponto que a Seicho-no-Ie veio mostrar. É importante que compreendamos isso.
AVV 1, pág. 95 (continuação): “Todos os demais tratamentos consistem, digamos, em anular o veneno com o veneno, ou dominar a ilusão com a ilusão. De qualquer forma, são métodos que destroem uma crença errônea (por exemplo, a crença de que a doença existe) com outra crença errônea (a de que a matéria em forma de remédios supre a Vida). E as doenças se curam quando a crença de que os remédios suprem a Vida torna-se mais forte do que a crença de que a doença existe”.
Quando você entende a Verdade, desperta para sua Natureza Divina, a doença desaparece, algo considerado impossível acontece, ou seja, ocorre a cura de uma forma que nenhum processo se compara a este. Nós somos regidos por várias leis. Aqui na Terra, temos a lei da matéria e a lei da mente. Tudo o que é projeção da mente obedece à lei da mente (lei de causa e efeito; lei do carma, são leis da mente). Temos, também, a lei do espírito que envolve uma série de processos de reencarnações.  São várias as leis que nos regem, mas a lei que sobrepuja a todas, que é superior a todas elas, é a lei de Deus. Dentro da lei da matéria, a pessoa às vezes sofre algum problema ou alguma doença. Uma fratura, por exemplo, pela lei da matéria, para que essa fratura desapareça, são necessários cerca de dois meses. Existem vários relatos na Seicho-No-Ie em que a pessoa entendeu a Verdade, lendo os livros da Verdade, lendo a Sutra Sagrada, e aquela fratura que demoraria dois meses, curou-se em poucas horas. É o caso, já citado em outras aulas, da D. Margarida, em que o filho foi hospitalizado devido a acidente de carro e contatou-se que havia fraturas nas costelas. Ela ficou a noite toda lendo a Sutra Sagrada para ele. No dia seguinte quando ele foi transferido para o hospital do pai dele, a fratura tinha desaparecido (veja a aula 20). Como desaparece em horas, uma fratura que demora um a dois meses? A lei de Deus sobrepuja a todas as demais. Por isso, ao compreender a Verdade ocorre cura superior a qualquer outra, não existe igual. No texto consta: Anular o veneno com o veneno. Esta não é uma Verdade Absoluta, que transcende tudo. Isso é equivalente ao sabão. O sabão é feito de gordura, de óleo, e serve para retirar a própria gordura também. Outro exemplo, o soro da cobra, como é feito? É aplicado o veneno da cobra em um cavalo e, aos poucos, vai-se criando anticorpos que viram soro, que combate o veneno da cobra. Esse não é um caso de cura que vem com o despertar. É o que o Mestre escreve aqui: “Todos os demais tratamentos consistem, digamos, em anular o veneno com o veneno, ou dominar a ilusão com a ilusão.” É uma coisa que está no mesmo nível, enquanto aquela compreensão da Verdade é uma Verdade superior a todas essas coisas relativas.
AVV1 pág. 96 "Á primeira vista, parece muito bom que a doença seja curada pela crença de que "o remédio supre a Vida", mas isso, ao  mesmo tempo, suscita uma ideia negativista de que a Vida não será perfeita se não for suprida com remédios, o que enfraquecerá a conscientização da perfeição da Vida. A partir do momento em que a pessoa deixar de acreditar na perfeição da sua Vida, tornar-se-á escrava ou dependente da matéria, transformando-se num ser humano extremamente miserável, que perdeu o direito do livre arbítrio."

Uma pessoa me perguntou, nesta aula, o que poderia fazer, pois gostaria de morar em uma casa que fosse independente... Expliquei que deveria mentalizar a casa que desejava, pois mentalizar e contemplar, é criar. Quando desejar algo, mentalize, contemple, acredite que já obteve o que deseja.

Temos o livre arbítrio para dizer: "Eu sou filho de Deus e mereço ser feliz, aquilo que desejo, vou conseguir." As pessoas perdem o livre arbítrio porque ficam sendo dominadas por outras coisas. Como diz o Mestre: "A partir do momento em que a pessoa deixar de acreditar na perfeição da sua Vida, tornar-se-á escrava ou dependente da matéria...". Por exemplo, ficar acreditando que os remédios é que curam, torna a pessoa escrava de remédios. Émile Coué (foi um farmacêutico) contou que uma vez ao atender um cliente na farmácia, o qual queria comprar determinado remédio, disse-lhe que não tinha esse remédio, ou melhor, tinha, mas estava vencido, sendo assim não surtiria efeito, seria o mesmo que tomar um comprimido de farinha, portanto não poderia (nem adiantaria) vendê-lo. Mas o cliente insistiu, dizendo que o levaria mesmo assim, pois o tal remédio era o único capaz de curá-lo (estava escravo da matéria). Como não teve outro jeito, Émile Coué deixou-o levar e nem cobrou por isso. Passados uns dias o cliente voltou à farmácia agradecendo, pois havia se curado. Mas o que o curou não foi o tal remédio (equivalente a farinha) e, sim, sua fé, porque aquele remédio não tinha efeito nenhum. Quando a pessoa fica dependente daquilo que é material, fica escrava da matéria.
 
Muitas pessoas apegam-se tanto à matéria, que brigam, sofrem, alguns matam os outros... Tornam-se tão escravos da matéria que criam carmas negativos, cometem coisas desonestas, criando carmas que posteriormente terão que colher, por causa desse apego à matéria. Pessoas assim vieram para a Terra para evoluir espiritualmente, para que possam crescer espiritualmente, porém, se ficam presas à matéria é como se estivessem regredindo, como se estivessem dando marcha-ré. Não estão evoluindo, não estão aprendendo, não estão se desenvolvendo para a escola da Vida que é a Terra e, sim, tornando-se escravos da matéria, prejudicando a sua vida aqui na Terra, fazendo de sua reencarnação algo inútil. Por isso, Agasha disse: "não basta reencarnar, é preciso esforço". Tem muita gente que fica patinando e não evolui. Nós precisamos evoluir, conforme Cristo disse: "Tenha sede e fome de justiça". O que significa ter sede e fome de justiça? Significa compreender as Leis de Deus, a Verdade da Vida. Somente isso fará com que possamos, dignamente, cumprir nossa missão aqui na Terra. A missão de cada um pode variar, mas a missão mais profunda, que está no âmago de todas as missões (embora cada um tenha a sua, todas elas convergem para um único sentido) é evoluir espiritualmente. Aqueles que vão evoluindo, vão diminuindo a permanência de vezes que terão que vir para a Terra. As pessoas perguntam: "quantas encarnações serão necessárias para não voltar mais para a Terra?". Isso depende de cada um, depende do esforço de cada um.

AVV1 pág. 96: “Para se curar através da força da Vida, torna-se necessário saber o que é a Vida”. Saber não apenas na camada superficial da mente, mas também nas camadas mais profundas. É muito simples dizer que "Vida significa filho de Deus", mas poucas são as pessoas que conseguem compreender realmente essa Verdade. Quem chega a compreendê-la realmente, não só consegue curar a doença, como também melhorar as circunstâncias e o destino, ou melhor, nem chega a se curar, porque, compreendendo de fato a Verdade, já estará curado. Referindo-se a isso, Jesus Cristo disse "Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará", e Sakyamuni pregou: “Alcançando a iluminação, transcende-se a causalidade".

O Mestre fala: "todas as religiões são originalmente boas". Aquelas que nasceram com o objetivo principal de iluminar, são boas. Muitas vezes, há as que não são corretas, não são boas, isso porque seus representantes distorcem o que foi originalmente ensinado, por exemplo: Cristo disse que nós somos pecadores? Não, em nenhum momento ele falou: “Vocês são pecadores, são filhos do pecado”. Em nenhum Evangelho consta isso, ao contrário, no Evangelho de São Mateus, ele ensina que o Homem é Filho de Deus... Eu estava, certa vez, na Convenção dos Educadores em Goiânia e, na hora em que explicava que o homem é Filho de Deus, entrou um pastor (diziam ser o mais famoso de lá) que estava representando o governador do Estado (na ocasião era o Iris Rezende). Ele ouviu humildemente quando mencionei o texto do Evangelho de São Mateus, nos capítulos 6 e 7, onde consta que Cristo disse: "qual pai dará pedra ao filho, se esse lhe pede pão? .... muito menos o vosso Pai que está no Céu"...; “o que a mão direita fizer, a mão esquerda não precisa saber...e seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará”...; “Pai-nosso que estais no Céu...”, ou seja, o homem é Filho de Deus! Disseram-me que o pastor levou um susto, que as pessoas que estavam ao seu lado o ouviram falar: “O homem é Filho de Deus? Então, o homem é Filho de Deus?”
O próprio pastor pregou muitas vezes que o homem é filho do pecado, e quando provei pela Bíblia, que o homem é Filho de Deus, levou um grande susto... Tanto que no dia seguinte ele chamou em seu gabinete a preletora Maria do Carmo, que era a responsável pelo departamento de educadores, e pediu para que ela lhe explicasse "aquilo que aquele professor de vocês falou ontem: que o homem é filho de Deus...?" E a preletora Maria do Carmo lhe explicou tudo.

Um preletor me contou que, quando cursava faculdade de Teologia, durante a aula do reitor da Universidade, que era ministro de uma igreja evangélica, surgiu um assunto e todos os alunos estavam discutindo, dando suas opiniões ao mesmo tempo, somente ele estava em silêncio. Esse professor se dirigiu a ele e perguntou: “E você?". Então, o preletor (aluno) lhe falou tudo o que aprendeu no livro A Verdade da Vida, volume 1, e toda a classe ficou em silêncio, ninguém discutiu nem contestou. O professor perguntou de onde ele havia tirado tudo aquilo... O preletor respondeu que no dia seguinte lhe traria um presente, e assim lhe deu o livro AVV1. Uma semana depois, o professor lhe disse: "Olha, fiquei impressionado com aquele livro que você me deu, é fantástico. Quero lhe fazer uma proposta: convidá-lo para dar aula de teologia na faculdade”. O preletor respondeu que não tinha condições, mas que falaria com outra pessoa, e falou comigo... Só que para mim não era possível, pois justamente nos finais de semana estou sempre viajando para dar aulas em alguma Regional do Brasil. Mas isso mostra que o reitor da Universidade, que era ministro da igreja evangélica, entendeu a Verdade.

Da mesma forma, tem uma moça chamada Érica (adepta da Seicho-No-Ie) que, morando na Itália, sempre que passava na frente do Vaticano, mentalizava que um dia iria trabalhar ali. E conseguiu... Foi trabalhar lá e seu chefe passou a ser braço direito do Pontífice Bento XVI (trabalhava diretamente com ele). Dentro do Vaticano todos sabiam que a Érica era da Seicho-No-Ie. Certa vez, o livro dela, A Humanidade é Isenta do Pecado, desapareceu. Ela ficou desesperada por vinte dias (tempo em que o livro ficou sumido) pensando que tinha perdido o emprego, quando o seu chefe a chamou dizendo que o Papa queria falar com ela. Aí ela pensou: “pronto! Perdi o emprego...” O Papa estava com o livro, ficou vinte dias estudando o conteúdo. Entregou-lhe o livro dizendo: “Você está no caminho certo, este livro é maravilhoso!”. Assim, vamos compreendendo a grande espiritualidade de uma pessoa como o Papa Bento XVI, que transcende o sectarismo religioso, não fica distinguindo as religiões, porque, como diz o Mestre Masaharu Taniguchi, todas as religiões são raios de luz.
Certa vez, o saudoso preletor Olímpio Kitahara foi participar de um encontro ecumênico, onde todas as igrejas estiveram presentes e cada um falou um pouco. Esteve também presente nesse encontro um representante da Igreja Messiânica, o qual fez sua palestra falando de acordo com o que estava no livro A Verdade da Vida vol.12, mostrando, assim, que também é um espírito grandioso. Os espíritos inferiores ficam brigando – minha religião é melhor que a sua... – e um não vai à igreja do outro, demonstrando que não entenderam nem as próprias religiões.
A Seicho-No-Ie mostra que, tanto o que está explicado no budismo, como o que está no cristianismo ou no xintoísmo é a mesma Verdade, só que em palavras diferentes. Isso porque foi passada em épocas diferentes (de Buda a Cristo teve um período de cerca de 500 anos). Mas na essência, todas as religiões professam a mesma Verdade. A grande vantagem da Seicho-No-Ie é que ela vê com inspiração divina e transmite as palavras da Verdade em linguagem atual, de modo que o budista, o espírita e o cristão também entendam.
Na metade da página 97 fala-se sobre o “transcender” (palavra latina que significa “além de”) a causalidade, isto é, se libertar do pensamento de que “tem que pagar, tem que pagar”, “quem planta, colhe”... Muitas vezes a pessoa já se arrependeu do pecado que cometeu, mas, presa a este tipo de pensamento, fica buscando uma autopunição e sua vida anda, cada vez mais, para trás. Enquanto mantiver o pensamento “será que é inexorável (não tem como mudar), será que tenho que pagar, mesmo?”... você nem se lembra mais do pecado que cometeu, mas ficou aquele sentimento de culpa vibrando dentro de você. Por isso, as pessoas que leram e releram várias vezes e, ainda, copiaram o livro A Humanidade é Isenta de Pecado, compreenderam que são filhos de Deus e se libertaram do sentimento de culpa, do remorso, da ideia que tem que pagar, tem que pagar...
Há pessoas que vêm conversar comigo e nem precisam falar nada, parece que está escrito na testa: “sou pecador”... parece tatuado “tenho que sofrer, porque sou pecador”. O Mestre Masaharu diz que essa idéia de pecado está no inconsciente da humanidade porque viemos ouvindo isso há muitas encarnações, acreditando que temos que pagar o pecado de Adão e Eva. Temos que transcender isso, compreender que somos filhos de Deus e nos libertarmos.
O saudoso professor Miwa, certa vez, recebeu a visita de um casal de espanhóis. O homem estivera hospitalizado e o médico havia-lhe dito: “o senhor está gastando dinheiro à toa, porque sua doença não tem cura, então é melhor ir para casa”. Ele saiu e, sabendo que havia um “japonês milagreiro” (professor Miwa), foi lá falar com ele. Após ouvi-lo, o professor disse-lhe: “eu não “sabe” falar português nem espanhol, única coisa que “sabe” falar é ‘o homem é filho de Deus, isento de pecado!’”. Quando esse senhor ouviu isso, arregalou os olhos e fez uma cara de “ah, estou curado”... Quando ouviu – o homem é filho de Deus, isento de pecado – sentiu um choque e a barriga, que estava inchada, começou a desinchar. A idéia de pecado estava muito forte, mas quando ouviu “é isento de pecado”, “Deus perdoou todos os pecados”, sentiu que estava livre.
Na oração do Pai-Nosso dizemos: perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos... Estamos pedindo para Deus perdoar nossos pecados, por isso no momento da oração, temos que sentir, compreender, assimilar, meditar sobre as palavras da oração. Para se libertar, não basta pensar “o pecado não existe e posso fazer o que quiser”, é aí que a pessoa vai cometer o pecado. Tem que entender que existe a lei do carma e, se a pessoa está pensando dessa forma, é porque ainda não transcendeu, e acaba sofrendo. É preciso compreender a Verdade “Deus não castiga”, e praticar o bem. É preciso não só ter Sabedoria, mas também praticar o Amor; não basta só estudar a Verdade.
Quando eu dava aulas na Regional ABC, uma senhora veio conversar comigo com uma relação de 7 problemas, escritos numa folha de papel. Analisei os problemas e a orientei sobre como proceder para a solução de cada um deles. Passados alguns meses, ela voltou com uma folha de papel almaço, com 31 problemas. Eu perguntei:
- Aumentaram? Normalmente diminuem. Qual é a Associação em que a Senhora colabora?
- Nenhuma...
- Mas, a Senhora está sempre aqui, presente, e não colabora com nenhuma Associação?
- Ah! É que eu não posso perder suas aulas, que são muito boas, por isso não posso frequentar nenhuma Associação Local...
- Eu não quero saber se as aulas são boas ou não. Sabe por que os seus problemas aumentaram?  Porque a Senhora só pensa em receber, e a lei da vida diz: “quem dá, recebe. Quem planta, colhe”. A Senhora não está pensando em fazer ninguém feliz. Então, a vida da Senhora não é feliz. Se a Senhora pensa em somente receber e não pensa em dar alegria, dar amor ao próximo, não vai ser feliz. O carma negativo continua lá, e o positivo? Nada! Se a balança do carma está pendendo desta forma é porque o carma negativo está ruim, está mais pesado, então tem que fazer o quê? Criar carmas positivos, que são: caridade, fazer o bem ao próximo, colaborar, ajudar na Associação... não adianta só querer estudar a Verdade, não vamos cair neste mesmeiro, falando, “Ah, não! Para mim isso aqui já está bom, não quero compromisso...”, só pensa em si. (Se eu pensasse somente em mim, não estaria dando aula aqui, não teria assumido este compromisso de todas as quartas-feiras). Portanto, a alegria da vida ocorre quando podemos compartilhar a nossa felicidade, quando podemos dividir a alegria que nós temos, isto é o amor de Deus. “Oh! Deus-Pai, que dais Vida a todos os seres viventes, abençoai-me com o Vosso Espírito”. Nós estamos pedindo para Deus que divida a fonte luminosa, agradável, maravilhosa, de Deus conosco, para que possamos compartilhar com Deus aquilo que existe no mundo de Deus. Mas, e se nós não vivermos como Deus? Filho de Deus tem que viver como Deus, filho de porco como porco. Não estou falando isso como ofensa! Filho de cachorro, como cachorro, filho de gato, como gato. Portanto, é preciso sempre pensar em fazer o bem ao próximo. Nas Regionais, nas AL’s, todos os que estão conectados, pensem, cada vez mais, em fazer o bem para o próximo.
Uma vez, uma senhora, preletora, falou: “Professor, estou com um problema”. Só que ela não falou qual era o problema! “Como que eu supero?” Não quis falar sobre o problema, não era dela. E eu falei “Dedique-se mais, ajude mais o próximo”. Ela já divulgava quinhentas Revistas Sagradas por mês, o que ela adquiria, divulgava. Ela é do Paraná. Ela não falou: “Mas, eu já estou fazendo muito”, ela não falou isso. Quando falei “dedique-se mais, faça mais pessoas felizes que a senhora vai superar os seus problemas”, ela disse: “Tenho uma idéia”. Naquele tempo, em que havia lista telefônica, ela abria a lista telefônica, fechava os olhos e apontava o dedo, onde o dedo parava, ela ligava para aquele número e lia uma oração do livro A Verdade em Orações. O que é que ela ouvia do outro lado? “Meu Deus! Você é um anjo que Deus mandou, você é um anjo, você acabou de resolver um problema. Quem é você?” E ela respondia, “Você gostou? Então, vá na Seicho-No-Ie”. Então, ligava para outro número. E a pessoa que atendia “Meu Deus, eu estava pensando em suicídio. Quem é você?”. “Você gostou? Então, vá na Seicho-No-Ie”. Durante uma semana ela fez isso, todos os dias, várias vezes ao dia. Mais tarde, ela contou que o problema que tinha desapareceu. Acabou o problema porque plantou carmas positivos e, quem planta, colhe. A família passou a receber esse benefício, a filha passou a ser beneficiada por um ato de bondade, por um ato de caridade. No livro A Humanidade é Isenta de Pecado está escrito “transcender o carma e praticar o bem”, não adianta só transcender. Mesmo no mundo espiritual, o espírito que é elevado (nós ainda vamos estudar isso), que já não precisa mais se reencarnar, se ele ficar só no “bem bom”, na “sombra e água fresca”, vai passar uma corrente que o “fisgará”, e ele vai se reencarnar outra vez. Ele não precisava mais se reencarnar, mas vai se reencarnar. Para quê? Para deixar de ser preguiçoso, para pensar no outro, para ajudar o próximo, para aprender a manifestar o amor, colaborar com o outro. Isso é que é a vida.
O professor Ushima, meu grande amigo, não sei se ele está aqui hoje, me apresentou este relato:
“Um amigo veio conversar e, apresentando-se numa situação difícil, eu lhe perguntei:
- Como está a sua Missão Sagrada?
- O que é Missão Sagrada? 
- É uma contribuição para Deus.
- Ah, então vou fazer!
Assim, contribuiu e sua vida começou a melhorar. Prosperou. Aumentou sua categoria na Missão Sagrada e prosperou mais ainda. Parece que virou empresário. Ele, agora, está muito bem”.
A Missão Sagrada é este trabalho. Por exemplo, as transmissões de TV da Seicho-No-Ie são profissionais. Todos os camera-man são profissionais que trabalham para emissoras como Bandeirantes, SBT... A Seicho-No-Ie paga a eles por esse trabalho, graças à Missão Sagrada. Por isso, precisamos ajudar ao próximo em todos os sentidos. A vida torna-se feliz. Nós ficamos felizes quando praticamos atos de caridade. Quando você ouve um relato de uma pessoa que superou um problema, você se emociona porque se coloca no lugar dela, fica feliz em ver o outro feliz. Isso é amor.
AVV1, pág. 98: “Na seita Konko dizem que as doenças se curam naturalmente quando se conhece o Caminho e denominam esse processo de "compreensão". Na seita Tenri dizem que todas as doenças surgem quando há um obstáculo mental correspondente, e que elas se curam ao retirar esse obstáculo. E, de fato, nessas seitas ocorrem muitos casos de cura. Para as pessoas que consideram como fruto de superstição a cura ocorrida nessas seitas, poderemos apresentar casos da psicanálise, que é a quinta-essência da ciência atual. Muitas doenças se curam quando os doentes limpam a mente, expulsando dela a nebulosidade. A psicanálise denomina esse ato de expelir a nebulosidade da mente de "catarse", enquanto a religião o chama de "confissão". Fazendo-se a "confissão", curam-se as doenças porque através dela eliminam-se as sujeiras da mente e manifesta-se a Imagem Verdadeira da Vida, que é originalmente saudável”.
O Mestre falou sobre quinta-essência. O que é quinta-essência? “Para as pessoas que consideram superstição a cura de algumas doenças ocorridas nessas seitas...” falando em algumas seitas que procuram tirar as coisas negativas e, como conseqüência, a doença desaparece, o Mestre diz: “podemos apresentar casos de psicanálise que é a quinta-essência”. Vamos entender a explicação que a Universidade Federal do Rio Grande do Sul dá sobre a quinta-essência: “É uma alusão a Aristóteles, que considerava o Universo composto de 04 elementos principais: terra, ar, água e fogo. O quinto elemento seria uma substancia etérea que permeia tudo, impedindo os corpos celestes de caírem sobre a Terra”. Na verdade, o que se fala sobre quinta-essência, é aquilo que está além das coisas materiais, ou seja, além dos 4 elementos. O Mestre citou a psicanálise, porque, muitas vezes, ocorre uma cura por causa de algum conflito escondido no inconsciente. A catarse é o mesmo que purificação da mente. Quando há um processo catártico, a pessoa lembra-se de alguma coisa que aconteceu no passado, uma mágoa, tristeza, raiva, ódio. Isso vem à tona e desaparece depois. Esse processo está no inconsciente, por exemplo, cito vários relatos no meu livro “Conquiste a Felicidade com Amor”. Há o caso da Shirley Hatayama que sofreu um acidente e não podia andar direito, estava usando aparelho ortopédico. Ela conheceu a Seicho-No-Ie, largou o aparelho, mas continuou dando “as suas mancadas” (risos). E na prática de Purificação da Mente, ela “viu claramente” um fato ocorrido quando estava na barriga da mãe: os pais brigando, o pai batendo na mãe, alcoolizado. Então, ela entendeu por que a mãe queria abortá-la. Ela agradeceu bastante, pois veio tudo à tona. Isso é processo catártico. Outro caso, lá em Ibiúna, conduzindo uma pratica de Purificação da Mente, perguntei a uma senhora, se lembrava de algo que aconteceu quando estava com 05 anos. Ela soltou um palavrão (aqui não dá para repetir). Ela lembrou-se que, nesta idade, o pai ou padrasto tentou abusar sexualmente dela. Isso veio à tona. Esta senhora estava andando de muletas. Ela se curou através de um processo catártico. São curas que ocorrem sem o lado material, nem água, nem terra, nem fogo, nem ar... nem remédios. Foi algo da quinta-essência!
Tem, também, o caso de unha encravada de uma pessoa que trabalhou comigo. A unha encravava a cada 15 dias. Eu disse: “Por acaso, seu pai não lhe pediu para cortar as unhas dele, e a senhora se recusou?” Ela colocou a mão na boca e pediu “perdão papai, perdão papai”. Ela realmente tinha se recusado a ajudar o pai a cortar as unhas. Esse sentimento de culpa estava lá dentro da mente dela. Quando veio a lembrança, ocorreu essa catarse, essa purificação da mente. Pediu perdão (o arrependimento ajuda a eliminar o carma negativo) e a unha dela nunca mais encravou. Por essa forma, entendemos que, quando compreendemos a Verdade, nenhuma cura é superior a esta. Às vezes a pessoa se cura com remédios, mas tem efeito colateral. Através da cura sagrada, da compreensão de nossa Natureza Divina, essa cura é mais eficaz, é a melhor de todas.
Muito obrigado!
[Ao encerrarmos o post desta maravilhosa aula, agradecemos imensamente ao Prof. Heitor Miyazaki e a todos os que, com inabalável determinação, levam avante este estudo da obra fundamental “A Verdade da Vida”.
Este curso é ministrado de forma presencial na cidade de São Paulo, todas as quartas-feiras às 19:50h. É transmitido ao vivo, via videoconferência, para todas as Regionais Doutrinárias da Seicho-no-Ie do Brasil. Se você tem interesse em participar, deve fazê-lo presencialmente nos pontos de transmissão da sua Regional. Se você é de Curitiba, ligue para 3027-6470 (Paulo) ou 9922-1058 (Marilize) para fazer a sua inscrição e obter o endereço do curso. A participação é gratuita. Estamos aguardando o seu contato! ]

[A edição deste post contou com a valiosa dedicação dos seguintes colaboradores:
- Janice da Cruz Kowalski
- Ruthinéia Araújo Botelho
- Valdinei Simplicio
- Preletor Milton Oliveira Santiago
- Celso Lell
- Preletora Maristela Borges de Lima Castilho
- Preletora Vilma Kibayashi
Muito obrigado! Muito obrigado! Muito obrigado! Muito obrigado!
Muito obrigado! Muito obrigado! Muito obrigado!]

Nenhum comentário:

Postar um comentário