sexta-feira, 13 de maio de 2011

AVV40 – Resumo da Aula 14 - 4/5/2011 - A Transmigração Cronológica do Carma

Esclarecemos que este post representa um resumo do conteúdo apresentado pelo orientador durante as aulas. Nos textos escolhidos, adaptamos a linguagem coloquial apresentada em aula para a linguagem estruturada escrita. Nosso principal objetivo é perpetuar o ensino recebido em aula, servindo como fonte de pesquisa dos pontos centrais tratados pelo professor. O Professor Heitor Miyazaki ilustra a aula com inúmeros relatos de experiência vivenciados, bem como com diversas citações de trechos de livros sagrados. Esses relatos e citações de livros, muitas vezes, são utilizados para fundamentar o pensamento doutrinário. Muitos desses relatos e citações de livros, no entanto, não estão sendo transcritos para o blog. Por essa razão, recomendamos o acompanhamento presencial da aula nas quartas-feiras. Convidamos você e sua família a participar deste maravilhoso curso. Informe-se na Regional da Seicho-no-Ie mais próxima!
Aula 14 - 04/05/2011 - Reunião de Estudos d'A Verdade da Vida - Orientações do Prof. Heitor Miyazaki, Preletor da Sede Internacional.

Parte I - Perguntas & Respostas:

Estou sendo ameaçada por um rapaz. Tenho pavor até de sair de casa. Tive derrame, pressão alta e diabetes, de tanto pavor. Não posso nem vê-lo. Por favor, oriente-me.

As mentes comunicam-se. Quando passarmos a acreditar que, do outro lado, essa pessoa é perigosa, é isso ou aquilo, da forma como nós acreditarmos, ela vai se manifestar. Mas, se você passar a vê-lo como filho de Deus, amá-lo como filho de Deus e praticar, mesmo, do fundo do coração, a Oração de Perdão e o agradecimento, ele vai mudar, ele vai se transformar. Por isso, vou fazer um relato que considero clássico, porque demonstra como é forte, como é poderoso, o amor. Uma senhora estava separada do marido pela 13ª vez. Isso aconteceu em 1970, ela veio aqui na Sede Central e aprendeu a fazer a Oração de Perdão. O marido já morava em outra casa. Ela começou a praticar, praticar, praticar e, sentindo-se bem, foi para casa preparar o jantar para a filha que estava para voltar da escola. Em casa, na cozinha, intensificou a prática da Oração de Perdão, quando ouviu a porta abrindo-se. Ela pensou que era a filha  que acabava de chegar, e era o marido. Ela perguntou: "Você aqui?". Ele respondeu: "É, não sei por que, eu estava na cidade e, de repente, senti uma saudade de você, por isso vim até aqui." Vejam como as mentes comunicam-se. Do outro lado ele captou esse sentimento de amor profundo, através da Oração de Perdão, portanto, pratique, pratique mesmo. Faça essa oração 150 ou 200 vezes por dia. Diga, mentalmente, você é filho de Deus, você é amável, você é harmonioso, você é bondoso, somos grandes amigos e, pensando assim constantemente, será como se estivesse falando ao celular. Ele vai captar e mudar totalmente o comportamento.

Sinto um sono terrível, durmo o dia todo. Desejo não dormir durante o dia, quero viver de forma ativa, dinâmica, porém, quando me dá sono, fico de um jeito que não consigo ficar em pé. Dá uma moleza que parece que vou desmaiar. O que devo fazer? (48 anos, divorciada).

Quando eu estava na época do cursinho, tinha que estudar. Durante o dia tinha que trabalhar. Saía do trabalho, ia para o cursinho e saía de lá por volta das 23h40min. Chegava em casa 1h da manhã e tinha que acordar às 6h. O que poderia eu fazer, pois tinha que estudar? Desculpas não me colocariam na faculdade. Então, eu estudava até as 3h da manhã e acordava às 6h. Para isso, mentalizava uma oração que o Mestre ensinou: "Por mais que trabalhe, por mais que estude, não sinto cansaço, não sinto cansaço". E, repetindo, repetindo, inseria isso no meu subconsciente. Assim, dormia apenas 3h por dia e não tenho o sono atrasado, pois nunca fiquei um ano inteiro dormindo para recuperar o sono. Então, existe esta forma de mentalização para você praticar. Acredite que você é Vida de Deus, que você é espírito, e espírito não cansa. O corpo carnal precisa de repouso, mas, o espírito não cansa. Pense: "Eu sou Vida perfeita de Deus, por mais que trabalhe, por mais que estude, não me canso". Da mesma forma, quem precisa acordar cedo, antes de dormir deve repetir vinte vezes: "amanhã vou acordar às 5h". Você acabará acordando na hora que mentalizou. Assim, uma vez registrada a informação, o subconsciente passa a comandar. Enquanto você ficar pensando "sinto sono, sinto sono" você já estará se auto-hipnotizando, consequentemente, irá dormir mesmo.

Meu pai partiu para o mundo espiritual no dia 18 de abril de 2008. Fiquei sabendo que a minha cunhada está grávida e o nascimento do bebê está prevista para o dia 18 de novembro deste ano. Isso tem algo a ver com reencarnação?

Pode ser, pode ser apenas coincidência ou pode ser que aconteça, realmente. Alguém pode perguntar "como saber se é ele que está reencarnando?". Dê-lhe um objeto que lhe pertencia e, se for ele, vai sentir uma familiaridade peculiar. Há um casal em Recife, João e Dalvaneide; quando ela ficou grávida disse: "tenho certeza que é o meu sogro que está vindo". Perguntei a ela há quanto tempo ele havia morrido. Ela disse: "faz 5 anos, é possível? O que faço para ter certeza de que é ele?". Respondi: "dê a ele um objeto que pertenceu ao seu sogro". E assim fizeram. O menino brincava, manuseava o objeto com muita tranquilidade, mas não se convenceram. Certo dia esse menino, hoje com 14 ou 15 anos, quando contava com cerca de 3 anos, foi deixado de castigo pelo pai, João. O garoto disse: "Quando fui seu pai, te deixava de castigo e ainda batia em você."

Atualmente não consigo emprego de acordo com os que tive antes. Estou passando por muitas dificuldades financeiras e minha pressão está ficando alta. Por quê?

Porque você está vivendo o mundo que está enxergando. Você se cobra e a pressão aumenta. Você não está fazendo conforme Cristo ensinou. O mundo que você está vendo é o mundo tridimensional, é o mundo material, o mundo que é a projeção da nossa mente. Enquanto você ficar pensando não dá, não dá, não consigo, nunca vai aparecer o que deseja. Feche os olhos e volva a sua mente, não para este mundo, mas para o mundo de Deus. Cristo disse: "Vosso pai já vos concedeu, antes mesmo de pedirdes". Leia o livro Convite à Prosperidade, volume 1.  Há vários relatos maravilhosos de pessoas que estavam procurando emprego e leram este livro. Estude o livro e leia a Sutra Sagrada para seus antepassados, todos os dias. Não seja um bonsai. O bonsai não cresce porque está com as raízes cortadas. Quem esquece os antepassados é como o bonsai, então, nada dá certo. Leia a Sutra Sagrada duas vezes por dia, no mínimo, a Chuva de Néctar da Verdade e a Palavras do Anjo. Estude o livro Convite à Prosperidade, volume 1, e pratique o que está no livro. Você vai ver o emprego maravilhoso que vai aparecer.

Constantemente fala-se sobre a prática do "um quilo de feijão" [veja a explicação da prática na aula 2]. Gostaria de saber por quanto tempo deve ser feita esta prática, uma semana, um mês, etc. Por quanto tempo deve ser feita a Oração do Perdão e quantas vezes ao dia?

Depende de cada um. Você faz uma festa em sua casa e uma travessa fica suja. Será que é possível determinar quantas gotas de detergente serão necessárias para lavar a travessa? A resposta é "depende do tamanho da sujeira". A Oração de Perdão é a mesma coisa. A quantidade, na verdade, é simbólica. Quanto mais você praticar, melhor será o resultado. Como num polimento, quanto mais praticar, mais aparecerá o brilho, e mais reduzidos serão os ressentimentos. Nos casos mencionados no livro Conquiste a Felicidade com Amor, para duas pessoas a quem recomendei que fossem feitas 150 Orações de Perdão por dia, ambas disseram: "vou fazer 200". Fizeram e o resultado foi imediato. Também não há um período determinado, mas, estabeleça pelo menos um mês.

Sou a filha mais velha. Tenho 52 anos, sou separada e tenho diabetes. O que preciso fazer?

Precisa visitar o túmulo de seus antepassados, paternos e maternos. Se o túmulo estiver perdido, faça a leitura da Sutra Sagrada durante 49 dias para o vovô ou a vovó e, quando puder, faça o "Culto Perpétuo" para ele(a). Em casa, todos os dias leia a Sutra Sagrada. O Mestre ensina: "É imperdoável deixar o túmulo dos antepassados abandonado. Deve-se visitá-los, providenciar sua limpeza, e depositar flores". Diga-se "boas flores"; se você não tiver dinheiro, pegue do seu jardim, mas, não leve “aquelas” flores do "1,99" [risos].

Existe alguma forma de acabar com a mediunidade?

Todos têm essa sensibilidade, em maior ou menor grau. Você deve apenas dizer: "não quero ver". Quando eu tinha uns quatro ou cinco anos, via meu corpo carnal dormindo na cama. Lá de cima via, do teto, meu corpo balançando até que disse: "chega de balançar, não quero mais ver isso". Então, depende de você determinar. Você é dono de si mesmo, e pode definir isso com a sua autoridade. Portanto, se está vendo "um monte de coisas" e isto está atrapalhando sua vida, fale com firmeza: "chega, não quero mais ver isso". Você é quem manda.

Há 16 anos venho tentando e buscando, através do meu trabalho, ficar rico. Montei uma pequena fábrica de chocolates caseiros. As coisas vão até um certo limite e, quando chega a um certo patamar, tudo volta ao ponto inicial, ou seja, estaca zero. Como devo agir?

Deve prestar atenção na aula de hoje [veja a segunda parte desta aula].

Uma jovem está no quarto mês da gestação de gêmeos. Um dos bebês está bem, mas, o outro está morto, desmanchando-se. Ela está bem. Ela é do interior de São Paulo e a sogra frequenta a Seicho-no-Ie. Na família da jovem, tanto do pai quanto da mãe, existem muitos casos de gêmeos e na família da sogra também.

O professor Seicho Taniguchi comenta que isso é muito mais comum do que se pensa. Muitas mulheres engravidam de gêmeos e não sabem. Depois, nasce apenas um e nem percebem que, na verdade, eram gêmeos. O que deve ser feito, já que há conhecimento de que o outro faleceu, é ir fazendo a leitura da Sutra Sagrada para este bebê que faleceu; e orando, também, para que Deus ilumine, abençoe e proteja este que está na barriga. Existem pessoas que têm sérios problemas e dizem: "mas eu estou lendo a Sutra Sagrada para os meus antepassados". No entanto, esqueceram que têm um irmãozinho, um tio ou um avô. Pensam que os anjinhos não necessitam de orações. É preciso esclarecer que há muitas crianças que, apesar de terem deixado o corpo carnal muito jovens, necessitam de orações.

DOENÇAS E PRÁTICAS PARA ELIMINÁ-LAS:

Trombose (70 anos, casada):

Há casos de trombose em que houve uma melhora extraordinária em pessoas que praticaram a Meditação Shinsokan. Há outros casos em que a trombose curou-se com a leitura da Sutra Sagrada para os antepassados. O ideal é compor três práticas: Meditação Shinsokan, Sutra Sagrada para os antepassados e leitura de livros da Verdade. Muitas vezes, parte da causa das doenças é psicossomática, ou seja, de acordo com nosso estado mental e emocional. A outra parte é influência do carma que vem da família. Como não é possível calcular a parcela percentual que vem de cada lado, deve-se ler a Sutra Sagrada para os antepassados, fazer a Meditação Shinsokan e estar sempre em contato com as palavras da Verdade, através dos livros sagrados. Entre no ritmo da Verdade. Quando voltamos de um seminário nas academias, parece que estamos flutuando. É essa vibração que devemos manter; esse sentimento de paz, de harmonia e de gratidão. Reparem que, quando a pessoa volta nesse estado mental, tudo começa a dar certo.


Ejaculação precoce:

Pratique a Meditação Shinsokan e leia o livro Buscando o Amor dos Pais. Tenha o firme pensamento de que a Meditação Shinsokan lhe traz o autocontrole, em todos os sentidos. Às vezes, também, ocorre esse problema como conseqüência de autopunição, isto é, a pessoa não quer ser feliz e acaba criando alguma doença. Vamos estudar esse assunto na aula de hoje.

Dores no aparelho genital masculino, lado direito:

Isso é conseqüência de ressentimentos com o cônjuge. Leia o livro Lições para o Cotidiano e pratique a Oração do Perdão. Faça 70 Orações do Perdão para o cônjuge.

Labirintite (44 anos, solteira):

Existem pessoas cujos antepassados estão "perdidos" no mundo espiritual, não sabem que rumo tomar e, às vezes, nem sabem que morreram. Por isso, lendo a Sutra para os antepassados eles vão se iluminar, vão encontrar o caminho, vão para um lugar mais iluminado. Se um espírito que está perdido influencia um descendente, este passa a manifestar labirintite. No entanto, a própria pessoa, também, quando é muito indecisa e não sabe o rumo a tomar, pode gerar labirintite devido ao seu estado mental confuso. Então, faça a Meditação Shinsokan e leia o Livro dos Jovens, várias vezes. Tome a sua decisão e vá em frente!

"Olho de peixe" na sola do pé (63 anos, casada):

Problemas que afetam a sola do pé têm relação com o abandono do túmulo dos antepassados. Se for no pé-direito refere-se a túmulos de antepassados por parte da mãe que estão abandonados. Se for no pé esquerdo, deve-se verificar os túmulos por parte do pai. No Rio Grande do Sul havia uma senhora que estava com as solas dos pés tão ressecadas que chegavam a sangrar. No Seminário de Carnaval, eu lhe disse: "A senhora abandonou o túmulo dos antepassados. Vá visitá-los!". No seminário seguinte, ela disse: "Olha, professor, meu pé-direito ficou curado, mas o esquerdo ainda continua ressecado". Logo concluí que ela só havia visitado os túmulos dos antepassados por parte da mãe. Posteriormente, ela visitou os antepassados por parte do pai, cuidou dos túmulos e também ficou curada do pé esquerdo.

Mau odor forte, no hálito e no corpo (sexo feminino, solteira):

Procure não julgar, não criticar e não ser rancorosa. Procure, também, rir mais. Água parada apodrece. Quando a pessoa ri constantemente, o sentimento alegre faz com que ocorra maior circulação sanguínea, faz com que todos os orgãos passem a trabalhar com harmonia. O sentimento alegre também evita o mau humor. Além disso, recomendo que leia o livro Mente, Alimentação e Fisionomia, do Mestre Masaharu Taniguchi. Do ponto de vista físico, consuma mais limão, que é bom para tudo.

Dor forte nos joelhos (69 anos, sexo masculino):

Menos crítica e mais agradecimento. Tome a decisão de não criticar; policie sua mente para não ficar ranzinza, para não ficar preso aos defeitos das pessoas com quem você convive e procure melhorar o relacionamento. Mesmo que o outro seja uma pessoa que você considere chata, seja você a pessoa agradável, a pessoa que vai orientar e iluminar. Seja você a pessoa que vai ensinar a viver de forma correta e agradável. Tenha paciência como tinha Jesus Cristo, que sentava na mesma mesa em que ficavam os bêbados.

Tendinite no ombro (55 anos, sexo masculino):

São dois fatores: Em primeiro lugar, analise as pessoas com quem você está magoado, veja se há alguém de quem você se afastou, ou alguém com quem não está conversando, estabeleça a harmonia (primeiro agradeça mentalmente e faça a Oração de Perdão) e vá restabelecer a amizade que tinha com essa pessoa. Em segundo lugar, se for o ombro esquerdo, verifique entre seus tios, por parte de pai (que já partiram para o mundo espiritual), se você está providenciando o registro espiritual para eles. Se for o ombro direito, são os tios por parte da mãe. São antepassados colaterais, tios e tios-avós, que se manifestam nos ombros e nas costelas. Assim, providencie os registros espirituais para que recebam cinco orações por dia em Ibiúna.

Doença de Parkinson (69 anos, sexo masculino):

A Doença de Parkinson também tem a ver com a nossa postura mental. Temos que purificar a nossa mente, manter o pensamento sempre agradável, harmonioso. Ao acordar, pratique aquela oração da página 97 do livro Conquiste a Felicidade com Amor. Pratique mesmo, têm pessoas que começam a praticar e no segundo ou terceiro dia já desistem. Aja com continuidade. Pratique isso todos os dias. Sorria na frente do espelho. Aprenda a sorrir. Pegue o livro A Verdade em Orações, abra ao acaso e leia duas vezes a oração da página em que abriu. Veja como a situação vai começar a melhorar.

Esporão no calcanhar e Joanetes (50 anos, sexo feminino):

Por que o galo tem esporão? É para defender-se. Quando a pessoa se sente incomodada, ameaçada, acaba por manifestar esporão do pé. Problemas que ocorrem nos pés estão relacionados com a falta de gratidão (gratidão insuficiente) para com os pais e os antepassados. Quando falamos em agradecer aos pais e antepassados, isso significa não deixar de ler a Sutra Sagrada para os antepassados, pelo menos ao acordar. Agradeça a Deus, agradeça aos antepassados, agradeça ao papai, agradeça à mamãe, mesmo que estejam no mundo espiritual. Ao intensificar essa gratidão, esses problemas começam a desaparecer. Têm pessoas que só lembram-se do pai quando chega o mês de agosto, afinal, ele já morreu há tanto tempo... E a gratidão, aonde está? É importante ler a Sutra todos os dias e manter esse sentimento de gratidão. A sorte das pessoas muda quando o sentimento de tristeza é substituído pelo sentimento de gratidão [como que para esclarecer esta última frase, o professor Heitor relatou que, certa vez, estava na cidade de Santo André, quando perguntou ao auditório: "Vocês realmente amam seus pais? Então, fechem os olhos; vou falar uma palavra: "PAPAI"; agora vou falar outra palavra: "MAMÃE". Podem abrir os olhos". Então, o professor prosseguiu: "Quando pronunciei a palavra "papai", que imagem veio à sua mente? Você sentiu saudade do papai, sentiu-se com vontade de sair correndo para seu pai e dizer "papai eu te amo, que saudades que eu tenho do senhor!"; e quando falei a palavra "mamãe" veio essa imagem da mamãe? Você sentiu vontade de ir correndo ao encontro dela e dizer "mamãe eu te amo!", ou veio a imagem de uma mãe distante e de um pai distante? Se veio "distante", é porque você ainda não perdoou o seu pai, e ainda não perdoou a sua mãe. Ainda não está amando o papai e a mamãe, de verdade". Quando o professor falou essas palavras, duas senhoras que tinham problemas de audição, curaram-se no mesmo instante. Por que isso ocorreu? Porque tocou-se em algo que estava adormecido, isto é, elas não haviam se dado conta de que ainda havia aquele ressentimento, faltava gratidão ao papai e à mamãe.]

Câncer na cavidade ocular (53 anos, sexo masculino):

Os ouvidos foram feitos para ouvir e o nariz foi feito para cheirar. Quando a pessoa não quer ouvir, manifestam-se problemas no ouvido. Como aquele caso daquela senhora, lembram, da Bahia? O olho esquerdo foi escurecendo, ela foi perdendo a visão, melhorava, depois escurecia novamente. Chegou ao ponto em que praticamente não enxergava nada com o olho esquerdo. O médico falou que não haveria mais cura e que ela estava cega daquele olho. Quando perguntei se o pai bebia muito, começou a chorar copiosamente. Ela se lembrou da cena, ainda criança, em que o pai, alcoolizado, corria atrás dela com uma faca nas mãos. Ela disse: "papai era muito bom, mas, quando bebia, transformava-se totalmente". A senhora lembrou-se de um fato ocorrido há 55 anos. Então, perdoe o seu pai! A senhora ficou assim porque 'não queria ver o seu pai'. Aceite o papai do jeito que ele é, ame o seu pai e perdoe-o. Ela voltou a enxergar. Muitas pessoas têm esse tipo de problema porque só vêem defeitos, vêem muitos defeitos nas outras pessoas ou 'não querem ver' determinadas pessoas. Há também outras situações, como o da mãe da senhora Valdete que curou-se de glaucoma quando seguiu a orientação de visitar o túmulo dos antepassados. No dia seguinte ela estava enxergando todas as placas. Isso ocorre, também, quando manifestamos nosso amor aos antepassados. Temos que ter em mente, sempre, que nossos olhos existem para ver o lado bom das pessoas, o lado alegre, as virtudes das pessoas, e não para ficar vendo os defeitos.

Parte II – Aula 14 – 04/05/2011 - Estudo do livro A Verdade da Vida, volume 1: A Transmigração Cronológica do Carma

AVV1 - pág. 55: "A causa de uma doença, quando pesquisada cronologicamente na vertical, pode ter sido criada pelo indivíduo nesta geração, ou ter sido criada há muitas gerações e estar sendo transmitida de pais para filhos. O cristianismo denomina tal causa de "pecado original", referindo-se ao pecado cometido por Adão e Eva. O budismo chama essa causa de "cármica" e prega que, uma vez formado o carma, este obedece à lei da causalidade e transmigra eternamente, circulando como uma roda de carro. Essa teoria da transmigração está sendo atualmente confirmada através de experiências e observações científicas das comunicações com o mundo espiritual. De fato, há muitos casos de espíritos que, tendo provocado no passado um carma maléfico, manifestam intencionalmente em seu corpo uma moléstia incurável para expiar esse carma através de sofrimentos. Conscientemente, tais doentes querem se curar a todo custo, mas espiritualmente estão satisfeitos por estarem resgatando o pecado da vida passada com sofrimento, por invalidez ou doença incurável."

Desta forma, cronologicamente, na linha vertical (linha do tempo), a causa da doença pode ter sido criada pelo carma da própria pessoa ou dos antepassados dela. Lembram o caso do professor Kamino Kusumoto? [veja nesta lição, abaixo, abordagem sobre este caso]. O carma, diz o texto, obedece à lei da causalidade, lei de ação e reação, lei do carma, que são a mesma coisa. Quem planta, colhe; quem com ferro fere, com ferro será ferido. O carma que às vezes criamos pelo pensamento, pelo que falamos, pela nossa ação, vai ficando como numa linha vertical, sedimentado em nosso subconsciente.

Expiar o carma através de sofrimentos é a forma de desintegração, isto porque, enquanto a pessoa mantiver o sentimento de culpa pela existência do carma, será incomodada por isso. E, por ter gravado no subconsciente "olho por olho, dente por dente", por estar muito forte "quem planta, colhe", "deve-se pagar o pecado", "somos filhos de Adão e Eva, por isso precisamos pagar os pecados", tudo isso faz com que a pessoa, inconscientemente, procure sempre se autopunir através dessa expiação. O preletor Alexandre, de Joinville, orientou uma moça que estava com psoríase no corpo todo, recomendando a ela que lesse o livro A Humanidade é Isenta de Pecado, várias vezes. No entanto, na primeira leitura aquela psoríase (que pela medicina não havia cura) desapareceu e ela ficou curada. O que aconteceu foi que ela, lendo e entendendo o conteúdo do livro, a Verdade, fez desaparecer esse desejo inconsciente de expiar, de pagar o pecado, porque ela entendeu que era filha de Deus.

No nível consciente a pessoa só quer coisas boas, mas, no inconsciente, ela deseja sofrer para pagar pecado. É arrastada para o lado dos sofrimentos e vai buscar esse sofrimento. Então, para sentir que está pagando os pecados, ela toma decisões erradas, compra coisas equivocadas, vai para cirurgias em que o médico comete erros, esquece instrumentos na barriga, o médico opera a perna errada, enfim, a causa disso tudo está no inconsciente da pessoa. Karl Menninger, que escreveu o livro O Homem contra si Próprio, foi um mestre da psiquiatria moderna. Trabalhando com o pai e com a esposa numa clínica em Houston, ele notou que o ser humano, enquanto mantiver a idéia do pecado (sentimento de culpa), vai sempre buscar o sofrimento. Assim, as palavras que a pessoa vai registrando, que é filha do pecado, que é pecadora, acabam por formatar os acontecimentos. Observem que, com as pessoas que vivem só falando isso, sempre acontece uma tragédia, sempre acontece algum problema porque inconscientemente ela quer passar por isso. Karl Menninger menciona que a má sorte não existe. A pessoa é que, inconscientemente, cria uma situação desagradável e sofre nesse prazer masoquista. Ela é que escolhe essa situação. A pessoa é que cria a circunstância para se auto-agredir. O Mestre Masaharu Taniguchi, no entanto, já havia escrito isso na Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade, oito anos antes de Menninger publicar o livro O Homem contra si Próprio. O que diz no capítulo Sabedoria? "São dores criadas em nossa própria mente e sofridas pela nossa própria mente". Que dores são essas? São as ilusões, os pensamentos que representam o desejo inconsciente de sofrer.

No prefácio do livro A Humanidade é Isenta de Pecado consta: "Na família Kusumoto havia um terrível carma que vinha passando de geração em geração e que impedia a coexistência de pais e filho. Casei-me sem saber desse carma, assim, se nascesse um filho, minha mulher e eu estaríamos fadados a ser privados do convívio com ele. Devido ao carma, nós, ou nosso filho, acabaríamos morrendo. De fato, ocorreram sucessivos abortos. Era um carma terrível que vinha se transmitindo de geração em geração".
Alguém pode perguntar: "Se o carma é dos antepassados, por que ele tem que pagar? Na verdade, o carma é dele também porque ele tem a mesma vibração e, por isso, tem semelhança de carma, por essa razão, nasceu naquela família. O que estava acontecendo na família do professor Kamino Kusumoto? Ou os pais se separavam, ou o filho morria, ou o filho nem nascia e era abortado. Os próprios pais do professor Kusumoto separaram-se. Ele mesmo mencionou que, constantemente, brigava com a esposa e não sabia o porquê. Havia uma desarmonia muito grande entre ele e a esposa. Mas, a partir do momento em que ele entendeu a Verdade, acabaram as brigas. Não havia motivo para brigar. Assim, também, muitas pessoas estão sofrendo porque no seu subconsciente uma força as arrasta para o sofrimento, e essa força é a idéia de pecado. Karl Menninger menciona, em outro livro, que a palavra "pecado" foi criada para policiar, para mostrar o lado moral e ético do que não se deve fazer. No entanto, ela passou a ser utilizada de forma inadequada na época em que a igreja era a lei. A igreja era responsável por dar o castigo, logo, pecado e castigo vincularam-se e isso ficou fortemente gravado em nosso subconsciente. Se olharmos ao longo de toda a história da humanidade a ideia de pecado é algo tão forte que, mesmo entre os incas, os astecas e os pré-colombianos, em todos eles, essa ideia era muito forte, tanto que eles sacrificavam vidas humanas para agradar a Deus. Mas, por que agradar a Deus? Porque tinham medo de ser punidos. Achavam que Deus castigava. Esse pensamento errôneo de que "Deus castiga" deve ser retirado da mente das pessoas. Não é Deus quem castiga. Deus é Amor absoluto. Se existe alguma coisa que está se manifestando, é a desintegração cármica de alguma ação que cometemos no passado. Isso está se manifestando e se desintegrando, ou seja, estamos colhendo algo que plantamos.
"Pai nosso que estais no Céu...": está claro que Ele é nosso pai e, portanto, todos nós somos filhos de Deus.
"Santificado seja o Vosso nome...": santificado, amado, louvado seja o nome de Deus. Precisamos desenvolver mais o sentimento de gratidão e amor a Deus.
"Venha a nós o Vosso Reino...": é o que está na oração do Canto Evocativo de Deus: "Abençoai-me com o Vosso Espírito", isto é, partilhai a Vida Fonte que Vós sois, compartilhai conosco a grande Bênção que Vós sois, a grande Luz que Vós sois, a Vossa grande Sabedoria e o Vosso grande Amor. Compartilhai, fazei com que sintamos esse êxtase espiritual de dividir tudo aquilo que Vós sois, o Amor Absoluto.
"Seja feita a Vossa vontade...": precisamos entender como é importante anular o nosso ego. Deixemos nas mãos de Deus.
"O pão nosso de cada dia nos dai hoje, ...e livrai-nos do mal, amém". Deus criou o mal? Onde está escrito na Bíblia que Deus criou o mal? Em lugar nenhum. Então, o que é o mal? Se alguém acha que o mal existe, certamente tal pessoa acredita que existe a treva. Se a treva existe, vou pedir para colocar um copo no escuro e enchê-lo de treva. Não existe, porque a treva é a falta de luz. O mal também não existe, é a ausência do bem, a falta de bondade, a falta de amor. É a isso que chamam de mal. Então, quando falamos "livrai-nos do mal", estamos pedindo que Deus nos livre das desintegrações cármicas. Não deixeis que os carmas negativos que um dia plantei possam manifestar-se. É isso o que significa "livrai-nos do mal".
Observem que a oração do Pai Nosso não é somente para ser falada. Essa oração é para ser entendida, meditada e praticada. Observem que existe a Oração do Perdão dentro da oração do Pai Nosso (Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos...). Mas, é para praticar e, consequentemente, as coisas começam a melhorar.
"O único meio de curá-la é fazer com que o espírito que está nas profundezas dessas pessoas convença-se dessa Verdade. O pecado não existe originariamente, a Vida de Deus já é perfeita e harmoniosa, sem necessidade de passar por qualquer sofrimento. Deus não está cobrando nada de ninguém."
Meu avô também foi preletor da Seicho-no-Ie e vou citar um exemplo que tenho sempre repetido, pois é realmente fantástico. Foi no ano de 1961; ele fez uma palestra no bairro Vila Nivi, em São Paulo. Havia uma menina de cinco anos de idade que acompanhava o meu avô, segurando-lhe o paletó. Em certo momento, ele disse a ela: "você é filha de Deus, maravilhosa". No dia seguinte, os pais dela compareceram aqui na Sede Central, vindo à procura de meu avô. Os dois professores que os atenderam disseram: "ele não está, foi até a cidade. É só com ele?". Então, o marido disse: "Nós viemos aqui para agradecer ao professor Yamada. Ontem ele fez uma palestra na Vila Nivi, onde frequentamos, e a nossa filha de cinco anos estava sempre ao lado dele; na hora em que o professor Yamada pôs a mão na cabeça dela e disse: 'você é filha de Deus, maravilhosa', nossa filha, que era cega de nascença, passou a enxergar". O que significa isso? "A Verdade liberta". Quando a pessoa desperta para a Verdade e entende a Verdade, compreende que o pecado não existe originariamente. O pecado é igual à graxa na mão do mecânico. Quando ele segura um copo, deixe a marca de graxa. Mas, essa graxa não ficará eternamente no copo. Basta lavar com detergente que a graxa sai. Assim, também, a forma de lavar o pecado é a purificação. Uma das formas de purificação é o sofrimento, através da desintegração do carma. Há diversas formas de sofrimento: desde pequeno, sempre toma decisões erradas; ao invés de casar com a metade da alma, casa com a "dona-encrenca", abre comércio no local onde não dá certo; escolhe pessoas desonestas para sócios (ou pessimistas, que não levam o negócio para frente), etc. Assim, precisamos compreender a Verdade [nesse ponto, o professor Heitor mencionou dois relatos de experiência em que pessoas passaram a prosperar esplendidamente após repetidas leituras do livro A Humanidade é Isenta de Pecado, fazendo-nos compreender que o entendimento da Verdade é a forma de purificação que "livra-nos do mal"].
"Em verdade, as forças maléficas, a força que oprime a nossa vida, a força que nos faz sofrer, não são forças que realmente existem de modo objetivo; nada mais são que dores criadas em nossa própria mente e sofridas pela nossa própria mente... Diz-se pecado por se encobrir e não revelar a perfeita e harmoniosa Imagem Verdadeira da Vida" (Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade – Sabedoria).
Notem que o livro A Humanidade é Isenta de Pecado é uma compilação de diversos trechos da coleção A Verdade da Vida. O Mestre concluiu que a Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade é uma compactação, um resumo, dos 40 volumes da coleção A Verdade da Vida. Há pessoas que decoraram a Sutra Sagrada, mas, não entenderam certas partes. Hoje, com explicação que estamos dando, vocês estão vendo o capítulo Sabedoria com outros olhos. Passarão a ler o capítulo Sabedoria entendendo melhor o significado e, entendendo, vão se emocionar. O capítulo Pecado também. Por essa razão, pessoas que estão com problemas: leiam 1000 vezes a Sutra Sagrada e vejam se os problemas não se resolvem. Há vários casos de pessoas que estavam com AIDS e curaram-se com esta receita.
AVV1 - pág. 56: "Essa manifestação da "vontade de ficar doente" provém do espírito dessas pessoas e se assemelha aos estigmas desejados por São Francisco. E tais doenças surgem como que por fatalidade e dificilmente se curam. O único meio de curá-las é fazer com que o espírito que está nas profundezas dessas pessoas convença-se da Verdade: "O pecado não existe originariamente. A Vida de Deus já é perfeita e harmoniosa, sem necessidade de passar por qualquer sofrimento". Dependendo do grau de aceitação desta Verdade por parte do espírito dessas pessoas, a moléstia  considerada incurável será ou não curada".
Como é que Cristo curava os doentes? Ele ficava falando "você está assim porque cometeu pecado"? Nunca. Ele não olhava ninguém como pecador, via todos como Vida de Deus, contemplava a natureza divina, perfeita, conforme Deus criou à Sua imagem e semelhança. A Vida de Deus, conforme Deus nos criou, é pura e imaculada. Nenhum pecado modificou, nenhum pecado danificou a nossa Vida, nenhum pecado alterou a nossa natureza divina. Nós continuamos sendo filhos de Deus. Portanto, não é o pecado que nos modificou; nós é que nos esquecemos de nossa natureza divina. Deus não Se esqueceu de nós; nós é que nos esquecemos de Deus e, também, que somos filhos Dele. Por esta razão é que precisamos praticar a Meditação Shinsokan. Com os olhos fechados, mentalize: "estou no mundo de Deus", e visualize um mundo vasto e esplendoroso. Una-se a Deus, funda-se a Deus, fique em comunhão (comum união) com Deus. Aí, você vai contemplar, com os olhos espirituais, o seu Eu Verdadeiro, que é essa natureza divina, essa vida sublime que nós recebemos de Deus, que nunca pecou, que nunca morreu, que é inadoecível, que é inatingível, que é tão perfeita que não morre. Já tivemos inúmeros corpos carnais, na Europa, nos EUA, tem gente que teve corpo carnal até em outros planetas. Mas, nós somos a mesma Vida do século passado, de 200 anos atrás, de 500 anos atrás, que ora se manifesta em um país, ora em outro. Ao longo dessas jornadas, vamos aprendendo, vamos evoluindo espiritualmente, até que chegará o momento em que não mais reencarnaremos. Que momento será esse? Será quando estivermos absolutamente cientes da Verdade e anularmos totalmente o nosso ego. Por essa razão, precisamos sempre pensar em colaborar, em ajudar o próximo. Esse é o motivo por que comentei em uma das aulas anteriores: não seja eternamente um participante. Tome a decisão de ser um dirigente, um divulgador, um preletor. Se todo mundo pensar em não assumir responsabilidades, ninguém vai ajudar ninguém. Pensando assim, nem mesmo eu estaria aqui. Se todo mundo passar para o outro o pouco que sabe, colaborar, pensar em favorecer o outro, todos estaremos caminhando juntos nesta evolução espiritual.
AVV1 - págs. 56 e 57: "Pesquisando no sentido espacial, no horizontal, o homem cria doença em si próprio segundo as circunstâncias. Como já é do conhecimento de todos, ocorrem casos de histeria, esgotamento nervoso ou doenças gástricas devido à desarmonia familiar. Muitas doenças misteriosas ocorreram durante a Primeira Guerra Mundial, tornando-se objeto de estudos no campo da psicanálise. Entre os soldados alemães e austríacos que haviam sido convocados compulsoriamente pelos governos de seus países, e que consciente ou inconscientemente repudiavam a guerra, no momento em que se viram diante do fogo no campo de combate, repentinamente uns ficaram cegos, outros surdos e outros com os membros paralisados. Assim, muitos apresentaram sintomas de doença neurológica. Não eram, absolutamente, doenças simuladas; e apareciam sem que o portador tivesse conhecimento exato da causa em seu consciente. Explicando melhor, como sempre diz a Seicho-No-Ie, isso foi obra da parte da mente que está oculta nas profundezas, sem se manifestar no consciente. Foi um artifício dessa parte oculta da mente (subconsciente), a qual sabia que um soldado poderia ser dispensado de participar do combate, se fosse portador desses males.  O tratamento mais eficaz foi intimidá-los com um fuzil, ameaçando-os de morte. O subconsciente desses soldados curou-os da doença, porque deduziu que seria mais seguro ir para o campo de batalha do que ser condenado à morte por fuzilamento".
É por essa razão que tem gente que mente. Mente tanto que chega a hora em que nem ele acredita nele mesmo. É uma forma de autodefesa, pois, inconscientemente ele se defende. Há coisas que se manifestam porque, como citado, a pessoa tem medo de combater, e o subconsciente cria a doença para que ele não faça isso. Aí é que, muitas vezes, a pessoa não se conhece; ela cria uma doença por causa de certas circunstâncias com que está convivendo, ou devido a situações por que está passando, que não correspondem àquilo que ela quer. É isso o que ocorre com a pessoa que, no trabalho que está desempenhando, não gosta do ambiente, logo começa a dar problemas "não sei do quê", "dor aqui, dor ali", e acaba se afastando do trabalho. Isso ocorre porque a pessoa não quer trabalhar, tem alguma coisa ali que está incomodando; ou é o chefe, o colega, ou alguma outra coisa no ambiente que a atrapalha. Observem que nos ambientes de trabalho onde existe um clima muito ruim, negativo, onde não existe amizade, apenas coleguismo, isto é, as pessoas são colegas de trabalho, mas ninguém tem amizade com ninguém, nesses ambientes sempre tem alguém doente. Isso ocorre porque as pessoas criam doenças para que evitar esse ambiente em que ninguém gosta de viver. Entre pessoas que estão hospitalizadas, há muitas que, quando o médico diz: "você já está melhorando e poderá retornar para casa dentro de uma semana", elas ficam doentes novamente. Por que ocorre isso? Porque não querem encontrar alguém em casa. O subconsciente não raciocina, apenas armazena. Quem raciocina é o intelecto. No entanto, baseado no sentimento que está armazenado, ele articula os fatos para que ocorram conforme está armazenado. Por isso, precisamos aprender a comandar o nosso subconsciente. O subconsciente é o cavalo e o cavaleiro é o consciente. Se o cavaleiro deseja ir por um caminho, e o cavalo quer ir por outro, ou seja, se o consciente diz: "eu quero ser feliz!", e o subconsciente diz: "não, você tem que sofrer porque é pecador", você vai acabar sofrendo, vai acabar atraindo somente situações de sofrimento. Mas, a partir do momento em que nós mantivermos o pensamento de que somos filhos de Deus, e todos os dias lembrarmo-nos disso, e vivermos com filhos de Deus, as coisas boas vão acontecer. Já vi muita gente que, quando começou a participar da Seicho-no-Ie, a sorte mudou de tal forma que chegou a exclamar: "Puxa, será que mereço tudo isso?". Nem ela acha que merece ser feliz, porque nunca experimentou isso. É lógico que merece! Se está acontecendo é por que você merece ser feliz. Esse é o objetivo de Deus, que compreendamos a Verdade e sejamos felizes aqui na Terra, ok?
Muito obrigado a todos.
Ao encerrarmos o post desta maravilhosa aula, agradecemos imensamente ao Prof. Heitor Miyazaki e a todos os que, com inabalável determinação, levam avante este estudo da obra fundamental “A Verdade da Vida”.

Este curso é ministrado de forma presencial na cidade de São Paulo, todas as quartas-feiras às 19:50h. É transmitido ao vivo, via videoconferência, para todas as Regionais Doutrinárias da Seicho-no-Ie do Brasil. Se você tem interesse em participar, deve fazê-lo presencialmente nos pontos de transmissão da sua Regional. Se você é de Curitiba, ligue para 3027-6470 (Paulo) ou 9922-1058 (Marilize) para fazer a sua inscrição e obter o endereço do curso. A participação é gratuita. Estamos aguardando o seu contato!

2 comentários:

  1. Reverências.Muito obrigado!
    Fiquei maravilhada e feliz em aprender o significado da oração "O Pai Nosso"!Todo ensinamento é maravilhoso,mas saber o significado de ...Venha a nós o Vosso Reino, foi muito significativo para mim.A cada leitura que faço,sobre a Verdade da Vida,sinto um grande fortalecimento em minha fé e uma grande paz interior.
    Muito obrigado!
    Dulce Leduc

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez,obrigada por publicar esses estudos,onde podemos crescer espiritualmente,aprofundando ainda mais o ensinamento HOMEM FILHO DE DEUS.

    Lucilene(Japao)

    ResponderExcluir