terça-feira, 12 de abril de 2011

AVV40 - SINOPSE DA AULA 10 – 06/04/2011 - Oração para Abençoar os Filhos

Apresentamos, neste post, o resumo da 10ª aula da Reunião de Estudos d’A Verdade da Vida. Estamos observando expressivo aumento no número de alunos nas aulas da Regional PR-Curitiba, e convidamos você e sua família a participarem conosco! Ligue para 3027-6470 para obter o endereço em que ele está sendo transmitido em Curitiba. O curso está sendo transmitido em todas as Regionais da Seicho-no-Ie do Brasil, todas as quartas-feiras, às 19:50h. Entre em contato com a sua Regional e saiba como participar deste maravilhoso curso. Agradecemos a imensa dedicação do Professor Heitor Miyazaki, e de toda a equipe de apoio da Sede Central.

Esclarecemos que as sinopses aqui postadas representam um resumo do conteúdo apresentado pelo orientador durante as aulas. Tomando todo o cuidado para não alterar a essência doutrinária, adaptamos a linguagem coloquial apresentada em aula para a linguagem estruturada escrita. O principal objetivo da sinopse é perpetuar o ensino recebido em aula, servindo como fonte de pesquisa dos pontos centrais tratados pelo professor. O Professor Heitor Miyazaki ilustra a aula com inúmeros relatos de experiência vivenciados, bem como com diversas citações de trechos de livros sagrados. Esses relatos e citações de livros, muitas vezes, são utilizados para fundamentar o pensamento doutrinário. Muitos desses relatos e citações de livros, no entanto, não estão sendo transcritos para as sinopses do blog. Por essa razão, é essencial o acompanhamento presencial da aula nas quartas-feiras. Convidamos você e sua família a participar deste maravilhoso curso. Informe-se na Regional da Seicho-no-Ie mais próxima!
Parte I - Perguntas & Respostas:
Meu marido teve um AVC e, como sequela, houve paralisia facial do lado direito, e tem coceiras no pé direito. O senhor orientou, em outra reunião, que esses problemas têm como causa túmulos abandonados. O problema é que não existem mais os túmulos dos antepassados. O que devo fazer?
Conforme mencionado no livro A Verdade da Vida, volume 9, quando ninguém cuida do túmulo, ou o túmulo é abandonado, ou perdido, ou não é visitado, espíritos que ainda têm apego ao corpo carnal (de cor vermelha) sofrem muito porque ainda estão muito carentes de uma visita, de uma consideração. Os espíritos de cor azul ou branca não se importam se vocês vão ou não visitá-los. Nesse caso, recomendo que faça, na medida do possível, o "Culto Perpétuo" para esses avós cujos túmulos estão perdidos, e uma oração especial por algum período, por exemplo, 49 dias, dedicada a eles. Isso é fundamental, para suprir uma falha que houve na família ao não dar a devida atenção aos antepassados.
Em minha família praticamos Seicho-no-Ie, ao mesmo tempo em que vivemos outra atividade religiosa. Temos um espaço sagrado num andar abaixo de nossa casa. Posso colocar o nosso oratório com as tabuletas de nossos antepassados no altar deste local?
Não há problema, desde que seja um local adequado. Deve ser um local de respeito, que seja considerado sagrado. Não se deve colocar o oratório em locais inadequados como, por exemplo, em porões. Em minha casa o oratório está localizado em um quarto onde está instalada a minha sala de leituras e onde faço diariamente a leitura de três Sutras Sagradas para meus antepassados. É um local que eu realmente vejo como sagrado.
Faço a leitura da Sutra Sagrada para os antepassados todos os dias no mesmo horário. O que devo fazer quando tiver que cumprir algum compromisso em outro local no mesmo horário?
Basta comunicar a eles: "Em tal data estarei viajando e não poderei fazer a leitura da Sutra", ou então "No dia tal farei a leitura da Sutra em tal horário". Os antepassados, cientes disso, irão adequar-se a essa necessidade. O que não se deve fazer é ficar alternando constantemente o horário da leitura, visto que no mundo espiritual há muitas atividades sendo desenvolvidas. Desta forma, a alternância de horários pode prejudicar o objetivo de suas orações.
Qual é o significado de efetuar a leitura da Sutra Sagrada durante o período de 49 dias para um espírito?
O Mestre cita que isso é como se fosse um curso. Ao chegar o 49º dia esses antepassados sentem-se como que "diplomados" nesse curso que você ministrou.
Minha casa está à venda há três anos e a escritura ainda está em nome do antigo dono. O que posso fazer?
Você deve agradecer. Há certas coisas que aprendemos a respeito das leis mentais, mas, na hora de aplicá-las, esquecemo-nos. O que o Mestre ensina no livro A Verdade da Vida, volume 38? Pense naquilo que você deseja e, não, naquilo que você não deseja. Se você deseja que a escritura esteja pronta, visualize que você está com ela em mãos, que já está tudo certo. E agradeça. Se você ficar criticando o antigo dono, "esse cara é demorado", "enrolador", "não tem iniciativa", quanto mais você pensar dessa forma, mais vai demorar. É a força da palavra. "Conforme creste, assim será". Você, acreditando que ele seja assim, assim ele será. Desta forma, acredite sinceramente que ele é uma pessoa dinâmica, responsável, e que o processo já está concluído. Visualize esta cena todos os dias, contemple esta cena e, não apenas isso, você tem que acreditar, ter aquele sentimento de convicção: "muito obrigado, já está concretizado", "muito obrigado, a escritura já saiu", agradeça continuamente e você não terá tempo para pensar negativamente. Aí está o segredo da oração, a continuidade. Outro detalhe, você que fez a pergunta, está lendo a Sutra Sagrada duas vezes por dia para seus antepassados? Já leu o livro "A Humanidade é Isenta de Pecado"? Se não leu, ainda faltam trinta vezes... Às vezes o problema não está fora, está em você que, inconscientemente, quer sofrer. Conscientemente quer que esteja tudo em ordem, mas inconscientemente quer pagar um pecado.
Só consigo ficar sozinho e dormindo; sempre "dou fim" às coisas que amo:
Se você destrói as coisas que ama, é porque, inconscientemente, está querendo sofrer. Isso não é bom, porque você está transferindo o seu sentimento de autodestruição para as coisas com que você se identifica. É como se você agredisse a si mesmo. Isso equivale a você ficar diante do espelho, dando socos no espelho e, com isso, ficar se machucando. Leia "A Humanidade é Isenta de Pecado"; leia várias vezes e, faça a cópia manuscrita do livro. Nós trazemos a idéia de pecado e o sentimento de culpa há muitas e muitas encarnações. Percebam que os incas, os maias, os aztecas, todos esses povos tinham medo de Deus, e sacrificavam vidas humanas. É porque, no inconsciente, achavam que eram pecadores e que precisavam "agradar" a Deus. Na verdade, era o desejo de autopunição, pois o sentimento de culpa, a idéia do pecado, já era muito forte neles. É por essa razão que civilizações tão inteligentes como essas desapareceram.
CAUSA MENTAL DE DOENÇAS
Artrose no pescoço e na coluna:
Seja mais humilde e mais dócil com as pessoas. Quando as pessoas têm um pouco de orgulho, um pouco de ego, a ponto de não querer conversar com os outros, o pescoço "não vira" para trás. A artrose está, também, muito ligada ao sentimento crítico. Quanto à coluna, se a artrose for na região central, você deve ler o livro "Buscando o Amor dos Pais". Se for mais embaixo, na base da coluna, você tem que ler o livro "Lições para o Cotidiano" e fazer "Um Quilo de Feijão" para o seu cônjuge (veja explicação na segunda aula deste curso).
Depressão:
Tire a "idéia de pecado" lendo e relendo o livro "A Humanidade é Isenta de Pecado". Este livro é uma compilação de tudo o que o Mestre escreveu sobre o pecado na coleção "A Verdade da Vida". Então, a melhor receita é ler e reler este livro. Pense mais no próximo, começando já pelos seus antepassados lendo duas Sutras Sagradas por dia para eles, todos os dias. E faça caridade. Se você ainda não é dirigente em uma de nossas associações, tome a decisão de colaborar com o seu trabalho em nosso Movimento. Você tem que dar mais de si e não esperar mais para si. Quem tem depressão, tem que sair da casca do ego e fazer o outro feliz. A maior alegria que o ser humano pode sentir é quando faz o outro ser feliz.
Zumbido nos ouvidos:
O zumbido pode ter duas causas: Do ponto de vista psicossomático, seu pai (ou sua mãe) era um pouco rigoroso com você, gostava de dar umas broncas e você "não queria saber de ouvir". O zumbido pode, também, ter origem no mundo espiritual. É o que aconteceu com a Ana, do Rio de Janeiro, que tinha zumbido no ouvido, foi aos EUA fazer cirurgia e não se curou. Quando estive no Rio de Janeiro ela me contou o caso e, então, lhe disse: "seu avô quer falar com você, mas não se preocupe, não precisa falar com ele, apenas leia a Sutra para ele por 49 dias". E o zumbido sumiu. Então, faça estas duas coisas: "um quilo de feijão (veja a aula 2 deste curso)" para o papai e para a mamãe, e duas Sutras por dia para seus antepassados.
Colesterol Alto:
Há pessoas que, baseadas na Verdade de que "a matéria não existe", passam a ingerir abusadamente todo tipo de alimentos gordurosos. É lógico que vai manifestar a lei da matéria. Precisamos nos policiar, ser disciplinados, saber escolher o que vamos comer, diminuir a ingestão de carnes gordurosas, seguir recomendações médicas, fazer caminhadas. Para atingir o seu objetivo, mentalize diariamente que o colesterol já está no nível ideal. Não pense que ele está em um nível alto porque, dessa forma, ele não vai baixar. É preciso plantar na mente o que desejamos que aconteça. Mas, não basta rezar, é preciso fazer a nossa parte. Nossas pernas foram feitas para andar. Caminhe, caminhe muito. No Japão, fala-se que é importante dar 10.000 passos por dia. Você anda pelo menos 1000 passos por dia?

Dor forte na coluna, sem solução pela medicina:
A coluna é o eixo do nosso corpo. O professor Seicho Taniguchi escreve no livro "Assim se Concretiza o Bem" que cada vértebra corresponde a uma geração. Então, se a dor está localizada na parte superior (região cervical), você precisa muito fazer orações para seus antepassados. Se o problema é no meio do que a coluna, é porque ainda está faltando gratidão aos pais, ao sogro, ou à sogra. Às vezes a pessoa está sendo condescendente e "finge" que está tudo bem porque ela já esqueceu alguns conflitos que teve com os pais ou com o sogro, ou com a sogra. O fato de esquecer não significa que você perdoou. Esquecer não é sinônimo de perdoar. Para perdoar é preciso agradecer do fundo do coração. Eu falo do "quilo de feijão" porque o objetivo é disciplinar a prática. Às vezes a pessoa começa animada e diz: "eu vou fazer". Mas, chega ao segundo ou terceiro dia e pára de fazer. É preciso dar continuidade. É esse disciplinamento que faz a pessoa chegar à vitória. Esse disciplinamento é que levou as pessoas a se tornarem campeãs nas olimpíadas. É o fruto da dedicação. Se a dor for na base da coluna (nas cadeiras) o problema é com o cônjuge. Perdoe agora.
AVV40 – AULA 10 - Parte II – ORAÇÃO PARA ABENÇOAR OS FILHOS:     
Obs: Alguns trechos do livro AVV1 estudados na aula 9 estão repetidos na presente aula 10, porém, os comentários foram incrementados com novos ensinamentos.                 
AVV1, pág. 43: "Nas "Palavras de Sabedoria" da Seicho-No-Ie consta um preceito que diz: "Se tiveres de censurar alguém, procura seus pontos louváveis e elogia-o". Por mais que alguém ame uma pessoa, se apenas a critica, sem dirigir-lhe uma palavra de elogio, dificilmente conseguirá melhorá-la."
Vamos experimentar colocar isso em prática? Se você está em desarmonia com seu cônjuge, faça o seguinte: pegue duas folhas de papel em branco e escreva, numa delas, todos os defeitos que você encontrar em seu cônjuge. Escreva tudo, não perdoe nada. Na outra folha, escreva todos os pontos louváveis, as virtudes, as qualidades que ele/ela possui. Em seguida, queime a primeira folha correspondente aos defeitos. Leve a segunda folha a uma papelaria e mande plastificar. E deixe esta folha plastificada na cabeceira de sua cama. Ao acordar, dê uma lida nessa folha. Veja como o seu relacionamento vai melhorar. Proceda de forma análoga, com relação ao filho ou qualquer outra pessoa, procure sempre elogiar. O elogio tem uma força fantástica para ajudar a melhorar uma pessoa. No entanto, normalmente, as pessoas fazem o contrário e, por essa razão, as cadeias estão lotadas.
AVV1, pág. 43: "Tanto as palavras de amor como as de elogio têm o poder de construir o bem. Certa ocasião, ouvi contar que havia um menino com vício de furtar e, como não houvesse meio de corrigi-lo, haviam decidido interná-lo num reformatório de menores. Quando chegaram a essa situação, ocorreu à mãe do menino uma idéia sábia. Ela percebeu que, se continuasse a criticá-lo pelos furtos, iria reforçar mais ainda a idéia de furto na mente infantil dele, e o vício jamais se corrigiria. Então, parou de admoestar o filho e deixou cair propositadamente uma vultosa soma de dinheiro no caminho por onde ele iria passar. O menino encontrou o dinheiro, mas não sabendo como gastá-lo por ser uma quantia muito grande entregou-o à polícia. Elogiado na polícia e na escola, descobriu o quanto se sente satisfeita uma pessoa que pratica o bem, e assim curou-se do vício de furtar. "
O amor mais puro é desapego. O amor que prende é apego. E a mãe teve o desapego com o dinheiro, e uma idéia sábia. A idéia sábia não é baseada em conhecimento intelectual, mas na sabedoria da essência. E quando você passa a manifestar esse amor de desapego, de desprendimento, como fez essa senhora ao deixar uma fortuna no caminho por onde o filho iria passar, o problema se resolve. O amor de desapego e a sabedoria fizeram com que aflorasse a bondade, que está na alma de todos os seres humanos. Essa é a nossa essência. O homem foi feito à imagem e semelhança de Deus. "No âmago da matéria, no âmago do corpo carnal existe um ser sumamente perfeito e maravilhoso, é a nossa natureza divina". Quando acreditamos nessa natureza divina e a contemplamos, e usamos palavras de amor, resolve-se o problema.
AVV1, pág. 43: "Por trás dessa bela narrativa, existiu a força do amor da mãe - que, para salvar o filho, jogou fora uma grande soma de dinheiro - e a força do elogio que premiou a boa ação. Em suma, no íntimo de qualquer pessoa se aloja a natureza divina e, quando confiamos no outro e procuramos descobrir e elogiar suas partes positivas, essa natureza divina começa a brilhar, despertada pela força da palavra."
Mães que sofrem com os filhos! Se, muitas vezes não conseguem falar o que sentem pelos filhos deixem escrito num bilhete, ou aproveitem para presenteá-los com um livro. Quando for falar com o filho, ou quando for entregar-lhe o livro, deixe palavras que mostrem o quanto acreditam nele. Se o seu filho tem menos de onze ou doze anos, quando estiver dormindo, leia à cabeceira a "Oração para abençoar os filhos". Leia esta oração dez vezes, cerca de meia hora depois que ele dormir (e o professor Heitor contou num caso ocorrido cerca de 35 anos atrás com um garoto que havia reprovado duas vezes na mesma série escolar e, estando prestes a ser jubilado da escola, os pais o transferiram para outra escola da mesma cidade. Na nova escola, o menino novamente foi reprovado, e estava em vias de reprovar pela quarta vez a mesma série, consecutivamente. Ao ouvir este relato da mãe do menino, o professor Heitor lhe disse: "Quando os filhos não estão bem, é porque os pais não estão em harmonia e utilizam palavras erradas para educá-los. Os pais precisam estar em harmonia e educar os filhos com amor e elogios. Caso esteja havendo problemas de relacionamento com seu marido, harmonize-se com ele e leia dez vezes por dia na cabeceira de seu filho, meia hora depois que ele entrar no sono, a "Oração para Abençoar os filhos". Então, ela começou a praticar. E o que aconteceu? Com o passar do tempo, as notas começaram a melhorar e o menino transformou-se no melhor aluno da classe. Tamanha  transformação provocou uma reunião entre os professores da escola para analisar o que teria acontecido para que o aluno considerado o mais fraco de toda a escola, que já havia reprovado três vezes a mesma série escolar, que estava em vias de reprovar pela quarta vez, tivesse se transformado naquele aluno brilhante. Ao chamarem a mãe, os professores ouviram a repetição do presente relato. "Tu és!", disse ela, a Oração para Abençoar os Filhos. As palavras de elogio e de amor fluem livremente ao subconsciente. Quando a pessoa está em sono, está ausente o "guardinha" chamado "consciente" que sempre fica barrando, duvidando das palavras. Assim, elas vão fluindo, fluindo, fluindo. Esta é a importância de fazer esta prática enquanto a criança está dormindo.
ORAÇÃO PARA ABENÇOAR OS FILHOS

Meu filho, tu és filho de Deus.
tu és capaz, tu és forte,
tu és inteligente,
tu és bondoso,
tu consegues tudo,
pois a vida de Deus
está dentro de ti.

Meu filho,
eu te vejo com os olhos de Deus,
eu te amo com o amor de Deus.
eu te abençoo com a benção de Deus.
Obrigado, obrigado, obrigado....

Obrigado, filho,
tu és a luz da nossa vida,
tu és a alegria do nosso lar,
tu és uma grande dádiva
que recebemos de Deus.
Tu serás um grande homem!
Tu terás um futuro brilhante!
Tu serás um futuro dirigente do Brasil!
Pois nasceste abençoado por Deus
e estás crescendo abençoado por nós.
Obrigado, filho,
Obrigado, obrigado, obrigado.
(Masaharu Taniguchi)

AVV1 pág.44: "Segundo a biografia do sr. Kaichiro Nezu, que chegou a ser membro do Conselho Imperial, na época de sua mocidade foi um assíduo e incorrigível frequentador de locais não recomendáveis. Vivia em casas de chá e nem sempre voltava para casa. Seu pai era uma pessoa sábia e jamais se queixava. Trabalhava entregando mercadorias com um carrinho, no lugar do filho. Um dia, casualmente, o sr. Kaichiro viu o pai assim trabalhando e sentiu-se constrangido diante desse profundo amor paterno. Ao voltar à casa de chá, encontrou uma carta que o pai havia lhe enviado. Em linhas gerais a carta dizia o seguinte: "Eu confio em você. Acredito que você é um homem que não erra, pois tem firmeza de caráter. Cuide da sua saúde". Profundamente impressionado com a confiança e o amor de seu pai, desde então, deixou definitivamente de ir a lugares como aquele, esforçando-se a ponto de se tornar membro do Conselho Imperial."
"Um gesto vale mais que uma tonelada de palavras". Ao utilizar as palavras "confio" e "acredito", devemos demonstrar através de nossos gestos e atitudes que, realmente, confiamos e acreditamos em todos os sentidos, sem duvidar da capacidade de nossos filhos.
AVV1, pág.45 - 5ª Declaração Iluminadora
"5 - Acreditamos que, como filhos de Deus, possuímos em nosso interior a possibilidade infinita e que podemos atingir o estado de absoluta liberdade com o uso controlado do poder da palavra."
Atingir o estado de libertação é o mesmo que alcançar o grande despertar. Quando Cristo disse: "A Verdade vos libertará", referiu-se a atingir o estado de libertação. Na Sutra Sagrada, capítulo "Espírito", está escrito: "Desaparecerão todos os embaraços e este mundo, assim mesmo como é, será o Reino da Luz". Quem criou os embaraços fomos nós mesmos com a nossa mente. É o mesmo que ocorre com um gato quando lhe é dado um novelo. Ele se enrola nos fios e vai se embaraçando, cada vez mais, até que não vê como sair.
AVV1, pág.45: "Usamos a expressão religiosa "salvação da alma", porém, salvar uma alma não significa, por exemplo, salvar um operário que esteja sofrendo por trabalhar arduamente numa fábrica, livrá-lo dessa situação e levando-o a prostíbulos onde possa viver divertindo-se na ociosidade.
"Salvação da alma" é a salvação no seu sentido mais rigoroso que faz com que a alma atinja o estado de total liberdade, próprio de Deus ou de Buda, mantendo sua individualidade (características próprias de cada indivíduo). É alcançar o estado de plena liberdade em que aparece aquilo que desejamos e desaparece aquilo que não desejamos."
Ao longo dos séculos foram surgindo inúmeras religiões e algumas já não estão fazendo os milagres que faziam antigamente. Por que essas religiões não estão conseguindo ajudar as pessoas a resolver os problemas do cotidiano? Há uma explicação para isso:
"Se até hoje, boa parte da humanidade não conseguiu alcançar a salvação, não é porque as religiões de até agora não fossem boas, mas, se deve ao fato de os fiéis se apegarem à forma externa das igrejas e não saberem buscar a essência do ensinamento que salva a humanidade." (Filosofia da Verdade que Gera Milagres - volume 1)
Trata-se daqueles que se apegam à formalidade e esquecem-se da essência do ensinamento. No volume 33 (AVV) o Mestre deixou bem claro a respeito da formalidade e, também neste livro (AVV1), na página 92: "Como é do conhecimento dos senhores a Sutra da Sabedoria, bem como a Sutra da Grande Sabedoria e a Sutra do Nirvana foram escritas com palavras bem diferentes das modernas. Essas Sutras indianas foram traduzidas para o idioma chinês e no Japão são lidas conforme a pronúncia chinesa, sendo natural que um japonês comum não compreenda o seu significado. Mesmo que se leia consultando um glossário chinês é difícil compreender a Verdade da Vida  que consta nessas Sutras."
Essa é a razão porque, no Brasil, pronunciamos o Canto Evocativo de Deus em português. Pronunciar em japonês seria "prendermo-nos à formalidade". O importante é que se entenda o significado ao fazer o Canto Evocativo de Deus. Em língua portuguesa sentimos palavra por palavra. "Abençoai-me com o Vosso espírito": sentimos a bênção de Deus pelo fato de entendermos palavra por palavra. Conforme o Mestre menciona na página 92, as pessoas que faziam a leitura das Sutras budistas em chinês, mesmo não entendendo o significado, estavam apegando-se a formalidades.

Na página 93 o Mestre diz: "De que forma a essência da palavra, o conteúdo das palavras, serão captadas, entendidas, apreendidas? Qualquer que seja a escritura lida, se não houver a compreensão da Verdade da Vida, será o mesmo que tocar um disco onde esteja gravada a Sutra, não surtirá nenhum efeito”.
AVV33: "As religiões que se apegaram às formalidades só ficaram presas aos rituais e esqueceram-se da essência".
Esse fato faz com que as pessoas se afastem da religião, pois estão lá para encontrar a essência, entender a Verdade e libertar-se do sofrimento. Mas, se a pessoa não está entendendo, ou seja, o seu entendimento fica apenas “da boca para fora”, de nada adianta. (Nesse ponto, o professor Heitor contou o caso do preletor Eraldo, que era gago, e obteve a seguinte orientação do professor, com relação à gagueira: "Anule o ego. Seu pensamento corre, mas o ego está um pouco alto. Você atropela as palavras e elas não saem. Lembre sempre da sexta Norma Fundamental dos Praticantes da Seicho-no-Ie: "Anular Totalmente o Ego". E, em todos os momentos, recite o Canto Evocativo de Deus em português. Lembre-se: “não sou eu quem realiza as minhas obras”. É tudo graças a Deus. Tudo graças a Deus. Sinta isso, sinta que tudo é graças a Deus. Sinta que você vive não porque você quer, sinta que você respira e que o alimento se transforma em sangue, não porque você manda, mas graças a Deus. É a Vida de Deus que faz palpitar o seu coração. É graças a Deus. “Eu vivo não pela minha própria força, mas graças a Deus”. Repita 100, 200, 500 vezes o Canto Evocativo em português para você sentir o significado de cada palavra e para você sentir, palavra por palavra, o significado do Canto Evocativo de Deus. E, aqui neste salão mesmo, a apresentadora perguntou: "Alguém tem algum relato de experiência?" Ele levantou o braço, veio fazer o seu relato, não gaguejou e nunca mais gaguejou).

Canto evocativo de Deus

Ó Deus-Pai, que dais vida a todos os seres viventes,
abençoai-me com Vosso Espírito.
Eu vivo, não pela minha própria força,
mas pela Vida de Deus-Pai que permeia os céus e a terra.

As minhas obras, não sou eu quem as realiza,
mas a força de Deus-Pai que permeia os céus e a terra.

Ó Deus, que vos manifestastes através da Seicho-No-Ie
para indicar o Caminho dos céus e da terra, protegei-me
.

"A Verdade suprema é comum a todas as boas religiões, e é por isso que as pessoas alcançaram a salvação ao se converterem a uma delas e estudarem a fundo os seus ensinamentos. Aqueles que apenas passam pela "porta" da igreja e não entram em seu interior, ou seja, que se limitam a conhecer superficialmente os ensinamentos e não alcançaram a Verdade, começam a discriminar outras igrejas e seitas, dando origem a conflitos religiosos, pois a forma das "portas" (os aspectos formais) difere de uma igreja para outra. Quem continuar apegado à forma da "porta" dificilmente conseguirá chegar ao "interior (a essência do ensinamento) da igreja", onde se encontra a salvação." - Viver Junto com Deus,  página 195.
Pessoas que entenderam sua própria religião, não criticam as demais. Assim também, na Seicho-no-Ie, através das Declarações Iluminadoras, em que declaramos transcender todo sectarismo religioso sem criticar qualquer religião, pois, todas elas vieram com o objetivo de salvar. As religiões são luz, diz o Mestre. Existem luzes de diversas graduações, holofotes, faroletes, luz de vela, luz de palito de fósforo, etc. Iluminando muito ou pouco, todas elas, as verdadeiras, vieram com o objetivo de salvar.
“No mundo da Imagem Verdadeira já possuímos essa liberdade absoluta, mas, no mundo fenomênico, temo-la em forma de potencialidade que vai se desenvolvendo gradualmente."
As pessoas perguntam: mas, por que o homem precisa reencarnar, se ele é filho de Deus? Porque, embora seja um filho de Deus, de natureza divina, essa natureza ainda não está se manifestando a sua totalidade. Aí está a causa da reencarnação. Aos poucos, as pessoas vão entendendo (às vezes, não por bem, mas, por algumas dores é que as pessoas vão entendendo), vão volvendo a sua mente para dentro, aprendendo a se autodominar, a se autocontrolar, a respeitar o próximo, vão compreendendo gradativamente a sua natureza divina e, com isso, vão respeitando e amando o próximo porque quem conhece sua natureza divina sabe que todo mundo também é um ser divino. No âmago da matéria, no âmago de cada um, existe essa natureza divina. Isso em todas as pessoas. Por esse fato é que o Mestre fala sobre o diamante: quando o garimpeiro encontra o diamante no solo, ele está sujo de terra, mas, pelo fato de estar sujo de terra, ele deixa de ser diamante? Não. O ser humano também. O fato de não estar manifestando a sua natureza divina, não faz com que ele deixe de ser filho de Deus. Por isso é que até o pior dos bandidos um dia tornar-se-á um santo. Pode demorar algum tempo. Podem demorar algumas e algumas encarnações, mas, ele vai chegar lá. Essa é a lei que rege o Universo. Como Deus é amor, ele quer que todos os seus filhos aprendam e compreendam, por si só, a Verdade.
"Nosso crescimento consiste em nos aproximarmos, passo a passo, da concretização (manifestação) no mundo fenomênico desse estado de total liberdade do mundo da Imagem Verdadeira. Essa potencialidade infinita que está oculta em nosso interior é a nossa Imagem Verdadeira, nossa natureza divina, a verdade absoluta e imutável"
À medida que a pessoa vai evoluindo, torna-se mais evidente a manifestação da sua natureza divina.  A pessoa que está se reencarnando pela primeira vez possui o ego ainda muito forte, o apego muito forte, o individualismo muito forte. Ela não se preocupa com os outros, não tem amor para com o próximo, mas, à medida que vai evoluindo, evoluindo, o Deus interior (a natureza divina) vai se manifestando. E vai se manifestado também o grau de amor. Dependendo do grau de despertar da pessoa, fica mais evidente a sua natureza divina. À medida que a pessoa vai apreendendo a Verdade, vai deixando de ser individualista, vai notando que aquilo que antigamente era motivo de prazer, como: ver pessoas sofrendo; rir das desgraças alheias; quando alguém está numa situação precária sentir-se satisfeito e discriminar essa pessoa. À medida que vai evoluindo, ela passa a sofrer vendo as pessoas sofrendo. Ela se sensibiliza. Já não é mais motivo de alegria ver o outro sofrer, mas motivo de sofrimento, e ela quer ajudar as pessoas, ela sente a necessidade de ajudar as pessoas. No livro Viver Junto com Deus, o Mestre escreveu o seguinte:
Por que no Brasil não há terremotos e maremotos? Porque o povo é muito espiritualizado. Sempre que aparece uma campanha o brasileiro está pronto para ajudar. Essa sensibilidade, esse amor de ajudar o próximo é característica do povo brasileiro. Alguém pode questionar: mas, na outra encarnação eu posso não ter sido brasileiro! Mas, à medida que as pessoas vão  evoluindo, pelo fato de termos vibrações mentais semelhantes, nós nascemos nesse país chamado Brasil. E, não é que Deus é brasileiro. Deus não tem nacionalidade, mas o somatório das vibrações de amor de nós, brasileiros, é que faz as coisas darem certo. Faz com que estejamos trilhando o caminho do bem-estar e da prosperidade. Somos o povo que acolheu inúmeras nacionalidades sem discriminar, diferentemente do que ocorreu em outros países. À medida que a pessoa vai manifestando cada vez mais o seu Deus interior, maiores os milagres, maiores as curas e mais maravilhosas as coisas que vão acontecendo. Assim é a manifestação de Deus. Em outras palavras, é aquilo que Cristo disse: “Os limpos de coração verão a Deus", isto é, à medida que a pessoa vai evoluindo, ela vai se purificando. Quanto mais nós nos purificarmos, manifestarmos o amor ao próximo, manifestarmos o sentimento de amor benevolente, manifestarmos o nosso Deus interior, mais as coisas que nós desejamos vão aparecer, e aquilo que nós não desejamos não irão aparecer. É aquilo que está na oração do Pai-Nosso: “Seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu”. Essa vontade vai se manifestar de forma clara quando a pessoa tiver o coração mais limpo, mais puro. Mas, quando estiver com a mente tumultuada, a projeção não vai sair clara, porque as poluições mentais chamadas ódio, inveja, ressentimento, impedem que a imagem seja projetada de forma clara. Muito obrigado todos!
Ao encerrarmos o post desta maravilhosa aula, agradecemos imensamente ao Prof. Heitor Miyazaki e a todos os que, com inabalável determinação, levam avante este estudo da obra fundamental “A Verdade da Vida”.

Este curso é ministrado de forma presencial na cidade de São Paulo, todas as quartas-feiras às 19:50h. É transmitido ao vivo, via videoconferência, para todas as Regionais Doutrinárias da Seicho-no-Ie do Brasil. Se você tem interesse em participar, deve fazê-lo presencialmente nos pontos de transmissão da sua Regional. Se você é de Curitiba, ligue para 3027-6470 (Paulo) ou 9922-1058 (Marilize) para fazer a sua inscrição e obter o endereço do curso. A participação é gratuita. Estamos aguardando o seu contato!



Nenhum comentário:

Postar um comentário