terça-feira, 26 de abril de 2011

AVV40 - Resumo da Aula 12 - 20/04/2011 - Revistas Sagradas



[Dedicamos a transcrição do resumo da aula 12 ao grande espírito de luz da professora Teruko Taniguchi, na semana do 23º aniversário de sua passagem para o mundo espiritual.]



"Minha mãe, cercada de amor
de tantas pessoas, disse:
"Eu sou realmente feliz!
Não tenho palavras para me expressar..."
Assim, ela foi para o céu na manhã de um dia maravilhoso (24/04/1988), em que
as flores de cerejeira floresciam e as
de glicínia exalavam seu perfume".
(Profª Emiko Taniguchi)







AVV40 – AULA 12 – 20/04/2011 – ORIENTADOR: PRELETOR DA SEDE INTERNACIONAL PROF HEITOR MIYAZAKI

 PARTE I - PERGUNTAS E RESPOSTAS

PERGUNTAS RELACIONADAS A CAUSA MENTAL DE DOENÇAS

Obstrução da Aorta, entupimento do ventrículo direito (34 anos, solteiro):

Recomendo que leia o livro A Verdade da Vida, volume 2 [O professor mencionou o caso do pai de uma senhora da Regional Aricanduva que fora submetido a cirurgias de ponte de safena, porém, as três pontes de safena que haviam sido colocadas acabaram por entupir. Desesperada, essa senhora solicitou orientação, ao que, o professor lhe recomendou: "Ore pelo seu pai e visualize que está tudo desobstruído". Ela começou a fazer a Meditação Shinsokan e a contemplar esta cena. De repente, ela "escutou" (intuitivamente) "poff". E foi nesse momento que ocorreu o desentupimento das vias]. É importante que as pessoas que estão com esse problema aprendam a fazer a Meditação Shinsokan, transcendam o mundo dos cinco sentidos e entrem no mundo de Deus. Entrando no mundo de Deus e contemplando seu Eu Verdadeiro, entrando no mundo de Deus onde não existe doença, consequentemente, sua saúde vai melhorando aos poucos. É fundamental essa harmonia na sua mente, e não estar com o emocional alterado, com raiva ou com ódio, porque isso afeta toda a saúde.

Labirintite:

Pode ser proveniente de duas situações: a primeira, em que a pessoa está muito indecisa, sem saber que decisão tomar. A outra situação ocorre quando algum antepassado está perdido no mundo espiritual, como consequência de não estar recebendo orações. Quem sofre de labirintite deve fazer duas ou três leituras de Sutras Sagradas, por dia, para seus antepassados, sempre nos mesmos horários.

Incontinência urinária (58 anos, casada):

Quem tem problema na bexiga, nos rins ou nos pulmões, está manifestando ressentimento que guarda do cônjuge (ou do ex-cônjuge). Leia o livro Lições para o Cotidiano e faça a prática do "um quilo de feijão" para o cônjuge (veja na aula 2 a explicação da prática).

Desgaste na articulação da mandíbula e de toda a extensão da coluna (49 anos, separada):
O professor Heitor perguntou: "Vocês já experimentaram atritar duas peças de giz, uma contra a outra?". As duas peças vão se esfarelar. É isso o que ocorre com pessoas que que têm certos atritos. Pode, também, ocorrer anemia, como consequência da perda de vitaminas, provocada por desgaste emocional. Se houve atritos com pais e antepassados, tristezas que se acumularam, isso tudo precisa ser eliminado com harmonia e com muita paz. Leia os livros Buscando o Amor dos Pais e Lições para o Cotidiano. E, também, lembre que a parte central da coluna, subindo um pouco mais, perto do pescoço, representa os pais e avós, por isso, é importante ler a Sutra para os antepassados todos os dias. Pratique! De nada adianta começar num dia e no quarto dia interromper. É preciso, sempre, sempre, essa reverência aos antepassados através da leitura da Sutra e a gratidão constante aos pais e aos antepassados.

Problemas no fígado (31 anos, viúva):

Problemas no fígado ocorrem com pessoas que não sabem perdoar e, também, não riem muito. Assim, precisam aprender a rir mais, aprender a perdoar, aprender a não se apegar às coisas. Solte, não se apegue. Pessoas que têm esse tipo de problema estão muito apegadas ao passado, e riem pouco. Ria mais. E, também, verifique se na família há pessoas que morreram em conseqüência de cirrose, hepatite, malária, ou outra doença no fígado. Com certeza deve ter alguém. Faça a leitura da Sutra para essa pessoa durante 49 dias. E, para perdoar, leia o livro Conquiste a Felicidade com Amor. Siga o exemplo de algumas pessoas mencionadas nesse livro que, ao receberem a orientação de fazer 150 Orações de Perdão por dia, decidiram fazer 200.

Câncer no seio direito (51 anos, casada):

Câncer no seio representa ressentimento com o pai ou o esposo. Reserve a parte da manhã para fazer a Oração de Perdão para o papai ou o padrasto. E a parte da tarde para o marido. Mas, perdoe do fundo do coração. Não há problema conjugal que não se resolva com 150 Orações de Perdão por dia. Então, pratique e pratique muito. Esquecer não significa perdoar, por isso, perdoe do fundo do coração e, quanto mais lembrar, mais deve praticar a Oração do Perdão.

Paralisia facial do lado direito (29 anos, casado):

Seus avós e bisavós por parte de mãe estão com o túmulo abandonado. Vá, juntamente com sua mãe, visitar os túmulos de seus antepassados, de toda a sua linhagem por parte de mãe. Com certeza, há túmulos abandonados. Vá visitar e você vai sarar.

Insônia (31 anos, viúva):

Pode ser decorrente de dois fatores: primeiro, quando o ego está muito acentuado, a pessoa fica muito inquieta, apegando-se ao problema. Segundo, quando está com raiva de alguém, fica brigando mentalmente e, quando vai olhar para o relógio, já são 4h da manhã e ainda não dormiu, porque ainda está brigando mentalmente e o ego está ferido. Preocupações também provocam o estado de insônia. Portanto, antes de dormir, faça Meditação Shinsokan e, também, compreenda que você é filha de Deus. Leia a Sutra para os antepassados e uma oração do livro A Verdade em Orações, antes de fazer Shinsokan, depois, veja como você dormirá tranquila. Outro detalhe, insônia, também pode ser conseqüência de antepassados que estão necessitando de orações. Então, esses antepassados vêm para fazer uma visitinha, pedindo socorro e, como eles não dormem, você acaba também não dormindo. A situação requer, portanto, que você pratique o que foi recomendado e a insônia desaparecerá rapidamente.

Glaucoma no olho esquerdo, diversos casos na família (29 anos, casado):

Isso, que parece hereditariedade, na verdade, são antepassados que estão sofrendo no mundo espiritual. O pai sofria, o avô sofria e é necessário que alguém os salve. Verifique todos aqueles que tiveram problemas de glaucoma na família e faça a leitura da Sutra durante 49 dias para todos eles [o professor mencionou o caso da senhora Valdete, que trabalhou com ele. Ela estava com paralisia facial e a mãe com glaucoma. O professor lhe disse: "isso está ocorrendo porque a senhora não visitou o túmulo de seus antepassados, conforme lhe recomendei". Ela foi visitar o túmulo dos antepassados na cidade de Guararapes e, quando chegou em frente ao túmulo, sentiu pontadas no rosto. No dia seguinte ela estava curada da paralisia facial e a mãe, que estava com glaucoma - cirurgia marcada -, também ficou curada.] Por isso, glaucoma, cegueira noturna e catarata são problemas oriundos de túmulos abandonados.

OUTRAS PERGUNTAS

Na Sutra Sagrada Louvor aos Apóstolos da Missão Sagrada tem um trecho que diz "...cujos benefícios atingirão todos os seres animados e inanimados, sem exceção... ". O que são "seres inanimados"? (62 anos, casado):

O termo "inanimado" refere-se ao que não tem vida. Pessoas que lêem Sutras Sagradas para os antepassados, diariamente, certamente já ouviram um vizinho ou parente fazer a seguinte exclamação: "Nossa, sinto-me tão bem quando entro em sua casa, dá uma sensação de paz quando venho aqui..." Portanto, o ato de ler a Sutra é algo que vai abençoando tanto os que têm vida como também o que é inanimado. Os locais, as roupas, a casa onde se vive, enfim, tudo vai ficando impregnado de acordo com as vibrações mentais. As pessoas que estão em harmonia, em paz com tudo e com todos, deixam uma vibração boa onde vivem. Os locais onde se falam palavras belas e puras ficam assim impregnados, e nos sentimos bem quando neles adentramos. Como exemplo, há o caso de um garoto, no Japão, que ficava doente toda vez que usava determinada blusa. Ao pesquisarem a razão disso, verificaram que a blusa havia sido confeccionada por uma empregada num momento em que ela havia brigado com a patroa e a raiva ficara impregnada na roupa.

Tenho um filho de nove anos e todas as noites leio a Sutra para ele dormir. Depois que dorme, assusta-se várias vezes. Algumas vezes tem pesadelos, e diz que não consegue tirar os maus pensamentos da cabeça. Alimenta-se mal, sempre está nervoso e chora por qualquer coisa. O que posso fazer?

Você está lendo a Sutra na cabeceira dele, mas está lendo a Sutra para os antepassados? Leia a Sutra para os antepassados todos os dias, sem falta. As crianças, muitas vezes, captam vibrações de socorro de antepassados que estão sofrendo. Não são espíritos maus, não. São espíritos que estão sofrendo e encontram-se desesperados, precisando de orações. Por isso, leia a Sutra para seus antepassados. Na cabeceira de seu filho, antes de ler a Sutra, leia uma oração do livro Minhas Orações ou do livro A Verdade em Orações, e diga: "Você é filho de Deus, é abençoado por Deus. Você é abençoado e protegido por Deus". Em seguida, leia a Sutra Sagrada.

Sei que devemos acreditar que tudo é vontade de Deus, que tudo dará certo. Gostaria de saber, quando não conseguimos fazer dar certo, como devemos pensar? (49 anos, casada):

Devemos pensar positivamente. Às vezes a oração não surte efeito porque ainda não perdoamos determinadas pessoas. Quanto mais você manifestar o amor puro, mais você sentirá a presença de Deus, aí, o problema desaparece e tudo dará certo. Quando as coisas não dão certo, primeiro analise: você está como um Bonsai, cujas raízes estão podadas? Se estiver esquecendo-se dos antepassados, é lógico que as coisas não darão certo. Segundo: ainda vive em constante desarmonia com as pessoas com quem você conviveu no passado? Então, viva o presente e perdoe as pessoas do passado. São detalhes fundamentais. Ouça o CD recém-lançado, de minha autoria, Administre Sua Vida com Mente Positiva.

Estou muito aborrecida com a minha situação. Meus familiares professam outra religião; como faço para não me incomodar mais com isso e seguir meus propósitos? (49 anos solteiro):

Deixe que seus familiares sigam a religião que for mais conveniente a eles. Isso, também, pode ser uma situação temporária. Muitas pessoas que hoje estão na Seicho-no-Ie, no passado, professavam outra religião. Entre os pastores evangélicos, há muitos que utilizam o CD O Poder da Oração, de minha autoria, em suas igrejas. Tem um pastor que comprou doze unidades, certamente, para presentear a seus colegas. Em Brasília, também, uma preletora emprestou o CD para o cunhado, que é pastor. Este, além de não devolver o CD, ainda pediu outro. Ela me perguntou: "devo pedir de volta?". Respondi: "se ele está utilizando na igreja e o CD está ajudando a iluminar, não há por que pedir de volta". Portanto, não se apegue a nada e siga o seu caminho.

Namoro há cinco anos e agora comecei a ter dúvidas em relação ao relacionamento. Tenho a mania de criticar muito o meu namorado, apesar de ele ser uma pessoa amorosa. Como saber se ele é a minha metade da alma? (24 anos, solteira):

Pare de criticar, e você vai ver o lado bom. Enquanto estiver com a mente crítica, você vai, inconscientemente, procurar defeitos. Pelo visto, ele é uma pessoa maravilhosa. Aprenda com ele, mude o modo de pensar e leia constantemente os livros da Verdade. Antes de dormir leia uma oração do livro A Verdade em Orações, volume 1, para que você adormeça com aquelas palavras e, gradativamente, irá corrigindo esse hábito. Depois que você criar o hábito de ver o lado bom das pessoas coisas e fatos, vai enxergar que ele é uma pessoa maravilhosa.

Por que aparecem muitos cupins nos móveis e portas em minha casa e, também, bichinhos nos alimentos que ainda não estão vencidos? (68 anos, casada):

Quando você está em harmonia com tudo, inclusive com os bichinhos, a situação muda [o professor Heitor lembrou-se de um caso ocorrido em sua infância, quando sua avó necessitou remover uma grande colméia de abelhas de um corredor, pois haveria uma festa no local, e crianças poderiam esbarrar nessa colméia. Ela foi ao oratório e "conversou" com as abelhas: "vocês já estão aqui há muito tempo. Está na hora de mudarem-se. Vai ter uma festa aqui em casa e não é bom vocês ficarem aqui. Então, procurem outro lugar". E fez a leitura da Sutra. Quando ela saiu de casa observou um alinhamento escurecido no ar. Eram as abelhas que, enfileiradas, estavam dirigindo-se para outro local. No dia seguinte, a colméia estava completamente vazia]. Então, viva em harmonia, leia a Sutra Sagrada. "Se és ferido por algo, ou se és atingido por micróbios ou por espíritos baixos, é prova de que não estás reconciliado com todas as coisas do céu e da terra". E, também, já vi muitos relatos de pessoas que leram a Sutra para Cura Espiritual e os insetos foram embora. No entanto, não se faz isso para que os insetos fiquem "curados" e, sim, para que você se harmonize de acordo com o que está nessa Sutra nº 3.

Sou psicóloga e professora. Trabalho com um aluno autista. Como a Seicho-no-Ie entende o autismo? Como desenvolver o trabalho com autistas?

Minha esposa, que é psicóloga também, comentou o caso de uma mãe que sofria com o filho que era autista e um psicólogo disse para ela: "quem está com autismo é a senhora, que não aceita a morte de seu marido". A mulher entendeu, sentiu um choque, e o filho curou-se no mesmo dia. Conforme diz Karl Menninger, existe uma fuga de não aceitar o ocorrido e, consequentemente, essa fuga pode projetar-se no filho pequeno, e este passar a manifestar autismo. Há outras situações também: quando há um membro da família que morreu devido a algum distúrbio mental; nesse caso devemos ler a Sutra Sagrada para essa pessoa durante 49 dias. Recomenda-se a ação nos dois lados. E, adicionalmente, converse com a mãe desse aluno e considere que, muitas vezes, a desarmonia no lar pode manifestar o autismo no filho.

AVV40 – AULA 12 – 20/04/2011 – PARTE II – Revistas Sagradas

AVV1 - pág. 47: "6ª Declaração Iluminadora: Para melhorarmos o destino da humanidade por meio do poder criador das boas palavras, publicamos a revista Seicho-No-le e livros sagrados, que contêm boas palavras.

Torna-se, então, questão de crucial importância saber como empregar na vida diária o pensamento, a fala e a expressão fisionômica. Dependendo unicamente do modo de empregar as palavras, da forma de conduzir a mente ou da expressão fisionômica, uma vida diária, antes sombria e infeliz, poderá tornar-se luminosa e feliz; um corpo, antes doentio, poderá tornar-se saudável e desenvolver uma vitalidade superior ao normal; um destino, antes incerto, começará, pouco a pouco, a se desenrolar conforme desejamos."

AVV1 - pág. 47: "Se, dessa forma, trilharmos o verdadeiro caminho do progredir, através de uma postura mental, de palavras e de uma expressão fisionômica corretas, todos os problemas da vida, um por um, serão solucionados, pondo fim aos sofrimentos."

Isso ocorre porque os problemas da vida são projeções da nossa mente. Mudando-se a mente, muda-se o mundo da projeção. "Se desejais mudar o mundo da projeção, deveis purificar a matriz da mente", conforme está na Sutra Sagrada. Se mudarmos o nosso modo de pensar e de agir, o mundo do nosso cotidiano também vai mudar. Não adianta buscar fora, mas, sim dentro de cada um de nós.

AVV1 - pág. 47: "Os sofrimentos surgem em nossa vida para nos fazer perceber que algo não está correndo de forma normal, ou melhor, que não estamos trilhando o verdadeiro caminho do progredir (Excetuam-se os casos em que a Vida se aloja particularmente num corpo doentio com o fim de alcançar uma evolução mais rápida, sobre o que explicarei mais tarde)."

Cristo disse: "Conforme creste, assim será", e Buda disse: "Tudo é projeção da mente", ou seja, ambos disseram o mesmo. Então, se você não deseja ver certas situações, mude o modo de pensar, o modo de agir, mude o seu modo de viver, consequentemente, sua vida vai se transformar.
"Excetuam-se os casos em que a Vida se aloja particularmente num corpo doentio...": há espíritos que passam a manifestar alguma deformação por causa do carma, mas, há outros que escolhem, propositadamente, um corpo doentio para acelerar o seu crescimento espiritual. Desta forma, recuperam o "terreno perdido", ou seja, são espíritos que em encarnações anteriores nada evoluíram. Assim, na presente encarnação desejam agilizar o processo evolutivo e, para isso, necessitam voltar a mente para dentro de si. Às vezes a gente pensa: "entreguei uma revista da Seicho-no-Ie para uma pessoa, mas ela "nem quis saber"; ela é milionária e está bem de saúde... ". Concluímos que dificilmente uma pessoa aceitará um prato de comida se estiver com a barriga cheia. Mas, na hora em que estiver com fome, estiver necessitada, perceber que tudo o que está tentando não dá certo, que não foi comprando isso ou aquilo que o problema se resolveu, que o dinheiro nada representa em certos momentos, enfim, é nessa hora que a pessoa passa a "escutar". Assim, as dificuldades representam o processo de "esvaziar a barriga" para assimilar a Verdade. Por isso, o sofrimento nem sempre é mau. Muitas pessoas, através do sofrimento, aprenderam a voltar a mente para Deus e, dessa forma, voltaram-se para dentro de si, deixando de ser materialistas, imediatistas, deixando de agir de forma individualista. Em conseqüência disso, a situação passa a melhorar para essas pessoas. Portanto, voltar a mente para dentro de si é o caminho para o crescimento.

AVV1 - pág. 48: "Portanto, para extinguir os sofrimentos da humanidade, é imperioso difundirmos amplamente o modo de viver que segue o verdadeiro caminho do progredir. Isso é extremamente urgente no momento presente. Por isso, continuamos a publicar boas palavras na revista Seicho-No-le."

"Seguir o caminho do verdadeiro progredir" significa evoluir espiritualmente. Esse é o ponto principal da nossa vinda para a Terra. Ninguém veio aqui para fazer turismo, ninguém veio para ficar rico, ninguém veio para ficar famoso, ninguém veio para alimentar o ego. Viemos, sim, para evoluir espiritualmente. Por isso, "é importante que possamos fazer a difusão das revistas", diz o Mestre. Vejam o que o Mestre escreveu nesta revista (nº 1), em 1931: "Ainda há de chegar o dia em que o poder curativo do riso será reconhecido por todos". Atualmente, existem inúmeras risoterapias, tem também aquelas pessoas que se vestem de palhaço para visitar hospitais e, com isso, aceleram a melhora da saúde de pessoas que estão acamadas. Outro detalhe, escrito nas palavras de abertura: "O sapo, quando mirado pela serpente, fica imóvel de medo e acaba sendo devorado por ela. Quando um país teme outro necessita de uma verba fabulosa para a defesa militar. Um jovem dominado pelo temor, na hora do teste de avaliação como candidato a um emprego, acaba não conseguindo. Um estudante dominado pelo temor, na hora do exame vestibular, acaba não conseguindo ingressar na escola desejada. Como vemos, é enorme o poder que o temor, o medo, exerce na vida da pessoa. Nem é preciso salientar como o temor influencia na saúde ou na doença das pessoas. Um dos objetivos da Seicho-no-Ie consiste em indicar o caminho de erradicação da nossa vida desse pavoroso temor, desse pavoroso medo."

[Vejam, nesta foto tirada na "casa das Glicínias", o carrinho de bebê utilizado pela Profª Teruko na divulgação de milhares de revistas Sagradas]



“Eu enchia o velho carrinho de bebê com pilhas da revista Seicho-No-Ie e levava-as para o correio.”
(Profª Teruko Taniguchi)






[Neste ponto da aula o Prof. Heitor mencionou diversos relatos maravilhosos de pessoas que obtiveram cura de doenças através do ato de divulgar revistas da Seicho-no-Ie. Divulgar revistas é um ato de caridade. Quem planta, colhe. Quem pensa em salvar, será salvo.]
A vida de quem pensa no próximo é diferente da vida de quem pensa somente em si próprio. As pessoas que somente pensam em si mesmas, nada fazem para os outros e, ainda, carregam sentimento de culpa, acabam entrando em depressão. A depressão começa exatamente nesse processo. Quem está com depressão e quer ficar curado, deve ler os livros da Verdade, compreendendo e entendendo a Verdade, e praticar a caridade. Pode começar trabalhando e ajudando na Associação Local que frequenta. Você vai ficar feliz por poder fazer alguém feliz.

AVV1 - pág. 48: "O volume inicial da coleção A Verdade da Vida contém artigos publicados nessa revista durante um período de cinco anos; foram selecionados e organizados de forma que, pela leitura desse único livro os leitores possam conhecer o modo de viver que permite à Vida desenvolver-se livremente, sem precisar receber o alerta chamado sofrimento."

AVV1 - pág. 49: "Em vista disso, constitui uma das atividades principais da Seicho-No-Ie, editar mensalmente a revista Seicho-No-le a fim de purificar o mundo através da palavra, tornar a vida mais fácil de viver, iluminar os lares e dar felicidade a cada indivíduo."

Com isso, vamos formando carmas bons, de ajudar e salvar. Foram inúmeros os relatos que já ouvi de pessoas que foram salvas com uma revista da Seicho-no-Ie.
Teve o caso de um senhor que estava para matar-se. Ele, totalmente depressivo, estava sentado em um banco de uma praça aguardando apenas a chegada de um ônibus, pois sua intenção era atirar-se sob as rodas desse ônibus. Sentado nesse banco, ele começou a ver uma luzinha que ofuscava sua visão. Olhou para o lado e viu que aquela luz vinha de um cesto de lixo. Olhou novamente para frente, e aquela luz novamente chamava-lhe a atenção. Como não havia sol no momento e, portanto, não poderia ser reflexo da luz solar, ele, movido pela curiosidade, acabou revirando aquele cesto de lixo. Ao revirar o lixo, encontrou uma revista da Seicho-no-Ie (Acendedor). Lendo a revista, encontrou a solução para o problema que o atormentava.

Há outro caso, de uma senhora que, revoltada com tudo, decidiu pegar todos os livros e revistas da Seicho-no-Ie e jogar no lixo. Saiu de casa procurando uma oportunidade para suicidar-se, atirando-se nas rodas de um bonde. Na praça ela encostou-se em uma árvore em que havia uma forquilha e uma abertura, onde alguém havia deixado uma revista da Seicho-No-le. A revista estava aberta em uma página contendo comentários sobre o problema que ela estava enfrentando. Surpresa, ela exclamou "Meu Deus! Esse tesouro eu tenho em casa!". Voltou rapidamente para casa, tirou tudo do lixo, pediu desculpas para o Mestre, e o problema desapareceu.

À medida que o ser humano vai evoluindo espiritualmente, ele não se acomoda por estar feliz, sabendo que muitas pessoas não estão, e pensa: "eu estou feliz e preciso, também, fazer alguém feliz". O Mestre disse: "se houver uma pessoa sofrendo neste mundo, a responsabilidade é minha". Essas são palavras de alguém que tem o coração muito grande, para assumir tal responsabilidade. É claro que ele não tem culpa nenhuma. Cada um plantou o seu próprio carma. Mas, o Mestre falou: "eu vim para salvar, eu vim para tirar as pessoas do sofrimento". Baseados no exemplo do imenso amor do mestre pela humanidade, devemos, cada um de nós, fazer a nossa parte.

AVV1 pág 51: "Se desejamos tornar a nossa vida feliz, o nosso lar mais alegre, o nosso ambiente melhor e o nosso destino mais aperfeiçoado, precisamos limpar e polir a nossa mente, pelo menos duas ou três vezes ao dia, com palavras boas e iluminadas, especialmente criadas para esse fim."

Há muitas pessoas que estão doentes porque ficaram guardando uma série de mágoas, ódios, ressentimentos e não eliminaram isso de seus subconscientes. Se a sua mente está poluída com rancor, mágoa ou ódio, e se você não limpar, essa poluição vai desintegrar-se em forma de doença ou de situações ruins em sua vida. Por outro lado, se você eliminar, vai ficar livre do problema. É o mesmo que ocorre no caso da dor de dente. O tratamento é dolorido, mas, depois que é retirada a parte "poluída" e feita a obturação, acaba-se o problema e o dente e não volta mais a doer. Então, de que forma podemos purificar a nossa mente?

"Perdoar e arrepender-se são formas passivas de purificar a mente, enquanto que a forma ativa é o agradecer." Assim, o perdão e o arrependimento são formas passivas de você tirar o ressentimento; e o agradecimento é uma forma ativa, uma forma dinâmica, de você se purificar. Qual é a melhor? Faça as duas. Experimente fazer isso. Experimente falar "obrigado" 10.000 vezes por dia, especialmente se você tem algum ideal em sua mente. Vá repetindo: obrigado, obrigado, obrigado, obrigado, mentalizando que você está agradecendo a Deus porque já está concretizado o seu ideal. Experimente fazer isso. Essa é a forma correta de proceder. Jesus Cristo sempre agradecia a Deus: "Oh, Deus-pai, graças te dou". O espírito de gratidão de Jesus era muito alto. Ele sempre agradecia. E você, sempre agradecendo, vai enaltecendo o seu sentimento de gratidão. Gratidão, palavra originária do latim (gratitude) significa graça. Sendo assim, quando você está repleto do sentimento de gratidão, vai preenchendo sua mente com "muitas graças". E, em português falamos "obrigado", que significa: "estou obrigado a retribuir isso a você". Da mesma forma, ao pronunciarmos o cumprimento "bom-dia", estamos manifestando um ato de amor ao próximo, pois estamos desejando que ele tenha um bom dia. É um carma do pensamento "tomara que você tenha um bom dia". Assim, quando desejamos que os outros sejam felizes, nós é que nos tornamos felizes. Quem planta colhe. O destino da vida das pessoas começa a mudar quando elas utilizam palavras corretas, adequadas e com a intenção de fazer o outro feliz.

[O professor Heitor lembrou-se de um senhor que divulga muitas revistas que, ao entregar uma revista da Seicho-no-Ie pronuncia a seguinte frase: "Hoje eu acordei disposto a fazer alguém feliz. Você!"]

AVV1 pág 51: "Os pensamentos e emoções são vibrações semelhantes às ondas de rádio e um dia a humanidade saberá que a nossa mente é um aparelho receptor muito sensível a essas vibrações. De fato, estamos oprimidos pela necessidade urgente de pensarmos numa forma de bloquear essas temíveis ondas mentais de maldição, de sofrimento e de tristeza. Por que muitos lares abastados são infelizes e neles não cessam as doenças? É porque estão sob o domínio das ondas mentais de uma maldição emitidas em forma de pensamento pelas pessoas carentes."

Pessoa carente, neste caso, significa "carente de amor". Pessoas carentes de manifestar o amor são aquelas que ficam constantemente vibrando pensamentos de insatisfação.

AVV1 pág 52: "Quando vibrações de imprecação, mágoa ou ódio afluirem em nossa mente e começarem a nos causar algum mal-estar, devemos abrir imediatamente algum volume desta coleção ou revista Seicho-No-le e ler as boas palavras neles escritas."

Quem é dono de empresa, ou chefia pessoas, e notar que em seu grupo de funcionários há uma grande frequência de problemas de saúde, saiba que está faltando harmonia no grupo. Está sobrando guerra fria, "diz que diz que", fofocas, ou seja, não há harmonia. A situação é psicossomática, pois as pessoas trabalham insatisfeitas, os colegas não são amigos entre si, mas, apenas colegas. Nesse ambiente de insatisfação, acabam manifestando-se as doenças. Por isso, distribua revistas da Seicho-no-Ie para seus funcionários e coloque o calendário Palavras de Luz na parede. Só com o fato de eles lerem uma frase com palavras de luz, o ambiente já vai mudando gradativamente.

[O professor citou o ocorrido com a família do apresentador Flávio Cavalcanti, cuja filha, Almair, ganhava muitas revistas da Seicho-no-Ie, porém, engavetava todas; numa época em que ocorreram vários infortúnios na vida da família, Almair redescobriu as revistas guardadas e passou a enxergar nelas a solução dos problemas, o que realmente aconteceu. A situação começa a mudar quando abrimos os livros e começamos a ler. Muitas vezes, podemos estar travados, presos a uma situação passada e uma única frase pode nos dar a chave da solução para aquela situação.]

AVV1 pág 53: "Recomendo que a coleção A Verdade da Vida seja lida repetidas vezes. A leitura de uma página dela ao acordar pela manhã, antes de conciliar o sono, nos minutos disponíveis na condução, no horário de folga do almoço ou nos momentos que antecedem a uma entrevista com alguém, fará muito feliz o destino do leitor."

[O Professor Heitor ilustrou o final da aula lembrando uma passagem ocorrida durante o tempo em que cursou pós-graduação na área de Administração. Certa vez, ouviu de um professor uma frase que o deixou muito feliz: "Acredito que todos tenham em sua cabeceira uma revista da Seicho-no-Ie, e que vocês não durmam antes de ler um trecho da revista". Após a aula, conversou com esse professor e soube que, embora não fosse um divulgador da Seicho-no-Ie, era grande admirador do Mestre Masaharu Taniguchi. E acrescentou: "Tenho 2500 livros e já li todos eles. O homem que não lê ao menos uma página por dia está atrasado um dia.", demonstrando ser uma pessoa culta. Após essa passagem, o Prof Heitor Miyazaki discorreu sobre a importância de incrementarmos no povo brasileiro o hábito da leitura. Ao final, agradeceu a todos pela aula de hoje.]


Ao encerrarmos o post desta maravilhosa aula, agradecemos imensamente ao Prof. Heitor Miyazaki e a todos os que, com inabalável determinação, levam avante este estudo da obra fundamental “A Verdade da Vida”.

Este curso é ministrado de forma presencial na cidade de São Paulo, todas as quartas-feiras às 19:50h. É transmitido ao vivo, via videoconferência, para todas as Regionais Doutrinárias da Seicho-no-Ie do Brasil. Se você tem interesse em participar, deve fazê-lo presencialmente nos pontos de transmissão da sua Regional. Se você é de Curitiba, ligue para 3027-6470 (Paulo) ou 9922-1058 (Marilize) para fazer a sua inscrição e obter o endereço do curso. A participação é gratuita. Estamos aguardando o seu contato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário